Brasileiras perdem na espada por equipes e são eliminadas na esgrima
Brasiliense Rayssa Costa estava entre as atletas que disputaram a prova. Ucranianas venceram o confronto por 45 a 32 e avançaram às quartas de final
atualizado
Compartilhar notícia
A brasiliense Rayssa Costa se despediu dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11/8). Ela disputou a prova de espada por equipes ao lado de Amanda Simeão e Nathalie Moellhausen contra as ucranianas Yana Shemyakina, Kseniya Pantelyeyeva e Olena Kryvytska – que levaram a melhor por 45 a 32 e se classificaram para as quartas de final da competição. Rayssa foi eliminada da competição individual ainda na segunda fase de combates, no último sábado (6).
As brasileiras começaram o jogo atrás no placar, com Amanda perdendo o primeiro assalto para Shemyakina por 4 a 1. No segundo round, Nathalie conseguiu diminuir a diferença ao vencer Pantelyeyeva por 3 a 2, mas a vantagem continuou do lado ucraniano: 5 a 7 para as europeias no placar geral.Rayssa estreou na prova no terceiro período. Mas a brasiliense não fez um bom jogo e permitiu que Kryvytska levasse a parcial por 5 a 3. O melhor momento do Brasil na disputa foi no quarto round, quando Amanda conseguiu aplicar 4 a 1 sobre Pantelyeyeva, diminuiu a diferença e encostou no placar geral, que a essa altura apontava 13 a 12 para a Ucrânia.
No entanto, os esforços não foram suficientes para virar o jogo. As ucranianas dominaram as brasileiras e chegaram a abrir 11 pontos de frente no penúltimo assalto. Dona do melhor resultado do país após chegar às quartas de final na prova individual, Nathalie entrou na pista com a difícil tarefa de tentar inverter o marcador contra Shemyakina – campeã da prova individual em Londres-2012 –, mas a disputa foi finalizada com 45 a 32 em favor das europeias.
O Brasil ainda disputa as provas de florete e espada por equipes no masculino. As competições estão marcadas para sexta (12) e domingo (14), respectivamente.