Associação Chinesa de Natação confirma doping de 4ª nos 100m borboleta
Chen Xinyi testou positivo para o diurético hidroclorotiazida. Nadadora de 18 anos estava escalada para competir na prova dos 50m livre, que tem início nesta sexta-feira (12/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Chinesa de Natação confirmou nesta sexta-feira (12/8) que a nadadora Chen Xinyi testou positivo para o diurético hidroclorotiazida após terminar na quarta posição nos 100 metros borboleta no último domingo (7), nos Jogos Olímpicos do Rio, ficando a nove centésimos de conquistar o bronze na prova vencida pela sueca Sarah Sjostrom, que inclusive bateu o recorde mundial (55s48).
A nadadora, de 18 anos, estava escalada para competir na prova dos 50 metros livre, que tem seu início programado para esta sexta. No ano passado, ela fez parte da equipe da China que faturou a medalha de ouro no revezamento 4×100 metros medley no Mundial de Esportes Aquáticos.Chen pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para ter sua contraprova analisada e ter uma audiência sobre o assunto, de acordo com informações da Associação Chinesa de Natação.
“A CSA levou a sério essa questão e exigiu a plena cooperação de Chen na investigação”, disse a associação através de comunicado, citado pela Xinhua, a agência estatal de notícias da China.
O caso de doping vem em um cenário de preocupação com o uso de substâncias proibidas no esporte. Sete nadadores russos foram autorizados a competir no Rio depois de inicialmente serem proibidos de participar em razão de um enorme esquema de doping no país com auxílio estatal.
Além da chinesa, a atleta búlgara Silvia Danekova foi alvo de um teste que detectou EPO em seu sangue. Com 33 anos, ele competiria na segunda (15), na prova dos 3 mil metros. O Comitê Olímpico Internacional mantém o silêncio sobre os dois casos, até que seja apresentado o resultado da contraprova.