metropoles.com

Alemanha supera Suécia e conquista 1º ouro no futebol feminino

As alemãs conseguiram furar o poderoso bloqueio das suecas, algozes das seleções do Brasil e dos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
futebol feminino alemanha
1 de 1 futebol feminino alemanha - Foto: Reprodução/Twitter

Dona de dois títulos mundiais, a seleção feminina de futebol da Alemanha conquistou o inédito ouro olímpico nesta sexta-feira ao vencer a Suécia por 2 a 1, no Maracanã, no Rio de Janeiro. As alemãs conseguiram furar o poderoso bloqueio das suecas, algozes das seleções do Brasil e dos Estados Unidos, que chegaram como favoritas para o ouro. As nórdicas nunca tinham chegado tão longe – o máximo havia sido um quarto lugar em Atenas-2004. Já as alemãs, potência no futebol feminino, amargavam três bronzes em Olimpíadas.

A Suécia começou melhor nesta sexta e fez um primeiro tempo superior ao da Alemanha, tentando impor pressão desde o apito inicial. A cada toque de bola das alemãs, os torcedores vaiavam, mostrando que não guardaram mágoas pela vitória sueca sobre o Brasil, mas não perdoaram o trágico 7 a 1 imposto pela Alemanha ao Brasil no futebol masculino, na Copa do Mundo de 2014.

O primeiro gol veio da Alemanha aos 2 minutos do segundo tempo. Marozsan acertou belo chute da entrada da área e mandou para as redes. Aos 15 minutos, a mesma Marozsan chutou na trave, numa cobrança de falta, e a sueca Sembrant fez contra. Foi consolada pela goleira Lindhal.

Aos 21 minutos, a Suécia diminuiu e até sonhou com o empate. Schough recebeu passe de Aslani e cruzou para Blackstenius, que converteu. Aos 41 minutos, num cruzamento na área alemã, Schough furou duas vezes na hora de finalizar, desperdiçando grande chance para empatar e levar o duelo para a prorrogação.

Mas as suecas mantiveram a estratégia de jogar mais recuadas na etapa final. Mesmo assim, as alemãs furaram o bloqueio e finalizaram quatro vezes. Em dois momentos de maior risco, Leopolz cabeceou para fora do gol sueco, aos 17 minutos. Logo em seguida, Maier chutou de fora, Lindahl defendeu e Mittag chutou para fora de novo.

As suecas não esconderam o cansaço na segunda etapa. Não sem razão. Elas precisaram superar duas prorrogações e partidas definidas nos pênaltis – foi assim tanto com as seleção americana, tetracampeã olímpica, que há 20 anos não ficava de fora de uma final nos Jogos, quanto contra o Brasil. Já a Alemanha eliminou com tranquilidade a China, por 1 a 0, e o Canadá, por 2 a 0.

Nos minutos finais da decisão olímpica, o desgaste físico pesou para as suecas, que não tiveram forças para buscar o empate na reta final da partida.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?