Samba e festa marcam Cerimônia de Encerramento da Rio-2016
O evento, que ocorre no Maracanã, neste domingo (21/8), marca o fim dos torneios esportivos
atualizado
Compartilhar notícia
Com muita emoção (e tristeza, também), os brasileiros deram adeus aos Jogos Olímpicos. A Cerimônia de Encerramento da Rio-2016, neste domingo (21/8), celebrou a cultura popular brasileira: samba, forró e frevo fizeram parte da playlist do evento.
A primeira metade da cerimônia foi morna, com shows de Lenine e apresentação de um grupo de bailarinos coreografados por Deborah Colker. O hino nacional dessa vez foi interpretado por um coro de 27 crianças.
Assim como na cerimônia de abertura, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), discursou e saudou o povo brasileiro. “Eu sou o homem mais feliz do mundo. O melhor lugar do mundo é aqui”, falou. “Os jogos do Rio ficarão para sempre na memória e no coração dos homens, mulheres e jovens que foram tocados pela chama olímpica. O Rio fez história e mostrou sua beleza e capacidade para sediar o maior evento do mundo”, completou.
Nuzman também enfatizou as obras feitas, que, na opinião dele, modernizaram o Rio de Janeiro. “A cidade se modernizou, se transformou. Foi um desafio realizado com sucesso”. Por fim, ele citou os feitos esportivos. “Foram muitas emoções, 27 recordes mundiais, 91 recordes olímpicos. Muito obrigado a todos e boa sorte a Tóquio.”
“Muito obrigado, cariocas”, começou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. “Obrigado pela calorosa hospitalidade nesses últimos dias. A história vai falar do Rio de Janeiro de antes e depois desses Jogos Olímpicos. Esse evento mostrou que a diversidade é uma riqueza. Juntos podermos ir mais longe. Juntos, na nossa diversidade, somos mais fortes”, encerrou.
Animação
Na segunda metade da cerimônia, a festa mudou de ritmo. O clima morno deu lugar para muita animação. Primeiramente, o vídeo promocional das Olimpíadas de Tóquio-2020 começou no telão e terminou com o primeiro-ministro Shinzō Abe entrando no Maracanã por um cano, no melhor estilo Mario Bros.
Em seguida, o samba invadiu a festa. E, como de costume, chegou chegando. Conduzidos pela carnavalesca Rosa Magalhães, carros alegóricos, passistas e a modelo Izabel Goulart comandaram a festa, como um grande desfile de Carnaval.
Confira como foi a #CerimôniaDeEncerramento: