metropoles.com

Jogo da Copinha tem tentativa de manipulação de resultados

Jogador denunciou o caso à Federação Paulista de Futebol e aliciador foi preso pela polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus Tahan/Avaí F.C
Jogador do Avaí tenta o drible durante partida contra o Nacional
1 de 1 Jogador do Avaí tenta o drible durante partida contra o Nacional - Foto: Matheus Tahan/Avaí F.C

O futebol brasileiro voltou a registrar casos de tentativa de manipulação de resultados. Dessa vez, o alvo foi a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A Federação Paulista de Futebol (FPF) registrou o caso na Polícia Civil de São Paulo nesta terça-feira (11/1). O fato ocorreu no o jogo entre Nacional-SP e Avaí, que aconteceu na última segunda-feira (08/1).

A proposta do aliciador era para que um jogador, que não quis se identificar, recebesse um valor de R$ 10 mil reais em troca de sofrer dois gols ainda no primeiro tempo do jogo. A proposta para o atleta chegou através de um aplicativo de mensagens.

O próprio jogador procurou a FPF e relatou o que havia acontecido. O delegado Cesar Saad, responsável pela Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerancia Esportiva (DRADE) conseguiu fazer a identificação do autor, Jiuliandro José da Silva Bezerra, que confessou que havia tentado interferir na partida para obter ganho financeiro. Ele foi indiciado pelo crime de manipulação de resultados, que está previsto na Lei Geral do Esporte (LGE).

A FPF se pronunciou através nota sobre a tentativa de manipulação e falou sobre o combate a esse tipo de crime.

“A Federação Paulista de Futebol informa que tomou conhecimento de uma suposta tentativa de manipulação de resultado antes da partida Nacional-SP x Avaí-SC, pela Copa São Paulo de Futebol Jr., realizada na terça-feira (9), e imediatamente acionou o Polícia Civil e a Stats Perform, empresa parceira responsável pelo monitoramento de casas de apostas em todo o mundo. A denúncia recebida e a consequente ação preventiva da FPF impediram a concretização da suposta tentativa de manipulação. A FPF tem realizado uma ofensiva contra a manipulação de jogos nesta Copinha por meio de palestras preventivas para todos os atletas, membros de comissões técnicas e diretores das sedes com orientações e diretrizes. A FPF é a entidade esportiva pioneira no combate à manipulação de competições e resultados, com ações práticas desde 2015, pela criação do Comitê de Integridade, monitoramento de partidas em tempo real e acordo de cooperação firmado em 2020 com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance), principal organização de integridade no esporte.”

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?