metropoles.com
Copa do mundo 2022

Jogadores da Croácia comemoram vaga com música de cantor neofascista

A música escolhida pelos jogadores faz referência explícita ao regime Herceg-Bosna, uma república croata formada durante a guerra na Bósnia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/instagram
Em vídeo, jogadores da seleção croata comemoram vaga na semfinal na Copa do Mundo do Catar com música de cantor neofacista do país. Eles aparecem em pé em cadeiras de um restaurante, diante de mesa - Metrópoles
1 de 1 Em vídeo, jogadores da seleção croata comemoram vaga na semfinal na Copa do Mundo do Catar com música de cantor neofacista do país. Eles aparecem em pé em cadeiras de um restaurante, diante de mesa - Metrópoles - Foto: Reprodução/instagram

Assim como em 2018, a seleção da Croácia virou assunto no Twitter após eliminar o Brasil e avançar na Copa do Mundo de 2022. Internautas começaram a compartilhar um vídeo do elenco croata comemorando cantando uma música do cantor croata Marko Perković, da banda Thompson, que é associado ao nazifascismo.

A música escolhida pelos jogadores faz referência explícita ao regime Herceg-Bosna, uma república etnicamente croata formada durante a guerra na Bósnia. Herceg-Bosna é sinônimo de campos de concentração, estupros e limpeza étnica.

A banda Thompson é conhecida na Croácia por ter usado alguns símbolos ligados à Ustase. Apesar das acusações de ter ligação com o nazifascismo, o cantor nega ser defensor do regime, afirmando ser apenas patriota.

Polêmica envolvendo seleção croata e cantor existe desde 2018

Essa polêmica com a seleção croata existe desde a Copa da Rússia em 2018. O cantor Marko Perković esteve presente na comemoração dos croatas depois de serem vice-campeões do Mundial. Na época o cantor afirmou que oconvite teria sido feito por Luka Modric e pelo técnico Zlatko Dalic.

Durante a comemoração o jogador Ivan Rakitic postou uma foto com o cantor. “O rei chegou”, disse Ivan Rakitic em publicação no Instagram.

Outro jogador que já causou nas redes sociais foi o zagueiro Dejan Lovren.  Na época o jogador publicou um vídeo dos atletas comemorando a vitória sobre a Argentina com a música Bojna Cavoglave, também da banda Thompson.

O zagueiro Domogaj Vida também publicou, na época, um vídeo ao lado do assistente técnico da equipe, Ognjen Vukojevic, que diz “Glória à Ucrânia”. Após a publicação do vídeo, a Federação demitiu Vida, e emitiu uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?