Jogadores da Croácia comemoram vaga com música de cantor neofascista
A música escolhida pelos jogadores faz referência explícita ao regime Herceg-Bosna, uma república croata formada durante a guerra na Bósnia
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como em 2018, a seleção da Croácia virou assunto no Twitter após eliminar o Brasil e avançar na Copa do Mundo de 2022. Internautas começaram a compartilhar um vídeo do elenco croata comemorando cantando uma música do cantor croata Marko Perković, da banda Thompson, que é associado ao nazifascismo.
A música escolhida pelos jogadores faz referência explícita ao regime Herceg-Bosna, uma república etnicamente croata formada durante a guerra na Bósnia. Herceg-Bosna é sinônimo de campos de concentração, estupros e limpeza étnica.
Ver essa foto no Instagram
Polêmica envolvendo seleção croata e cantor existe desde 2018
Essa polêmica com a seleção croata existe desde a Copa da Rússia em 2018. O cantor Marko Perković esteve presente na comemoração dos croatas depois de serem vice-campeões do Mundial. Na época o cantor afirmou que oconvite teria sido feito por Luka Modric e pelo técnico Zlatko Dalic.
Durante a comemoração o jogador Ivan Rakitic postou uma foto com o cantor. “O rei chegou”, disse Ivan Rakitic em publicação no Instagram.
Outro jogador que já causou nas redes sociais foi o zagueiro Dejan Lovren. Na época o jogador publicou um vídeo dos atletas comemorando a vitória sobre a Argentina com a música Bojna Cavoglave, também da banda Thompson.
O zagueiro Domogaj Vida também publicou, na época, um vídeo ao lado do assistente técnico da equipe, Ognjen Vukojevic, que diz “Glória à Ucrânia”. Após a publicação do vídeo, a Federação demitiu Vida, e emitiu uma nota pedindo desculpas pelo ocorrido.