metropoles.com

João Chianca supera Robinson e celebra 1º título no Mundial de Surfe

Com uma performance sensacional, brasileiro encaixou dois tubos e superou o rival por 17.57 a 11.84.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Time Brasil
joao-chumbinho
1 de 1 joao-chumbinho - Foto: Reprodução/ Time Brasil

O Brasil voltou a mostrar a sua força na elite do surfe nesta terça-feira. João Chianca, o Chumbinho, derrotou o australiano Jack Robinson, conquistou a etapa de Peniche, em Portugal, e levantou seu primeiro título no Circuito Mundial de Surfe. Com uma performance sensacional, ele encaixou dois tubos e superou o rival por 17.57 a 11.84.

Pela primeira vez na carreira, o surfista brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio. Superar o líder do ranking mundial na finalíssima valorizou ainda mais o seu feito. Na saída da água, mais festa. Ao subir no palanque, Chumbinho recebeu o abraço do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve presente no evento.


Na campanha do título, Chumbinho despachou Kelly Slater e Ethan Ewing até chegar à bateria decisiva contra Robinson. Ele se junta agora a Adriano de Souza, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Tatiana Weston-Webb e Italo Ferreira, brasileiros que já conseguiram levar o título da etapa portuguesa.

Na disputa, João Chianca começou a construir a sua boa exibição com uma direita perfeita. Logo na sequência, encaixou um tubo e depois de alguma espera pegou outra onda em que se saiu muito bem. Depois de obter um 8.50, ele acrescentou um 9.07 depois de conseguir mais um tubo.

Concluída a etapa de Peniche, em Portugal, os surfistas voltam a cair na água entre os dias 4 e 14 de abril para a disputa em bells Beach, na Austrália.

Tatiana Weston-Webb cai na semi

Quem também esteve em ação nesta terça-feira foi Tatiana Weston-Webb. Apesar do empenho em suas manobras, a brasileira acabou eliminada na semifinal ao ser superada pela americana Courtney Conlogue nos minutos finais.

Apesar da ausência na decisão, o terceiro lugar em Portugal consagra o melhor resultado da brasileira nesta temporada. Em Pipeline, ela deixou a competição nas quartas de final. Antes, em Sunset, a eliminação veio nas oitavas.

A disputa foi marcada pelo equilíbrio e as duas candidatas apresentaram uma pontuação bem próxima. Enquanto a brasileira conseguiu 6.50, Courtney tirou um 6.10. Nos minutos finais, porém, a americana conseguiu pegar uma boa onda, encaixou uma direita e acabou vencendo Tatiana no finalzinho da bateria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?