metropoles.com

Izquierdo: presidente do Nacional detona fala sobre histórico de saúde

Presidente do Nacional, Alejandro Balbi criticou declaração de político uruguaio sobre histórico de saúde de Juan Izquierdo

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Schneider/Getty Images
Juan Izquierdo sendo atendido - Metrópoles
1 de 1 Juan Izquierdo sendo atendido - Metrópoles - Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Internado em estado crítico, a situação do zagueiro do Nacional, Izquierdo, mobilizou o mundo do futebol. Em São Paulo para acompanhar o caso do defensor de perto, o presidente do clube uruguaio, Alejandro Balbi, criticou declaração do secretário nacional de esportes do Uruguai, Sebastián Bauzá, sobre histórico de doença cardíaca do jogador.

“As declarações do secretário de Esportes foram totalmente infelizes, fora de lugar, fora de contexto. Afetaram a família, não somavam nada, eu não entendo”, revelou o mandatário do Nacional.

Em entrevista à rádio local, Baúza afirmou que uma pequena arritmia foi detectada no zagueiro há mais de 10 anos, quando realizou exames médicos na época em que jogava pelo Cerro.

“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, disse Bauzá.

Os exames foram feitos pelo projeto governamental Gol para o Futuro, que trabalha com as categorias de base no Uruguai. De acordo com o o secretário de Esporte uruguaio, mesmo que uma arritmia seja detectada, não quer dizer que o atleta tenha que deixar o futebol, mas que precisa buscar um tratamento.

“Preferi não ligar para Sebastián (Bauzá), sei que alguns companheiros ligaram manifestando nosso pesar que aqui foi uma unanimidade, caiu péssimo entre a gente. Colocou uma nuvem de dúvida sobre tudo o que passou, e isso foi há 10 anos, Juan continou jogando e passou por várias equipes, inclusive por clubes do exterior nos quais são feitos exames médicos permanentes”, completou Alejandro Balbi.

Estado crítico

Em novo boletim médico, o Hospital Albert Einstein atualizou, nesta segunda-feira (26/8), o estado de saúde de Juan Izquierdo, jogador que colapsou durante duelo contra o São Paulo pela Libertadores.

Nesse domingo (25/8), zagueiro havia sido submetido a novos exames, que constataram progressão do comprometimento da função cerebral e aumento da pressão intracraniana. Em boletim médico atualizado, o hospital afirmou que Izquierdo segue dependente de ventilção mecânica e com quadro de saúde crítico.

Confira a última atualização do estado de saúde de Izquierdo:

São Paulo, 26 de agosto de 2024 – O paciente Juan Manuel Izquierdo segue internado na Unidade de Terapia Intensiva, desde o último dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, dependente de ventilação mecânica, com quadro neurológico crítico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?