Italiano Jannik Sinner de 22 anos vence o Australian Open 2024
A primeira final de um Australian Open sem Nadal, DJokovic e Federer desde 2005 teve uma das melhores partidas
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira final de um Australian Open sem o Big-3 — Rafael Nadal, Novak DJokovic e Roger Federer — desde 2005 teve uma das melhores partidas da competição. O italiano Jannik Sinner (foto em destaque), de 22 anos e quarto do ranking, derrotou o russo Daniil Medvedev, por 3 a 2, parciais de 3/6, 3/6, 6/4, 6/4 e 6/3. O jogo teve quase quatro horas de duração.
Sinner disputou pela primeira vez a final do Grand Slam. Seu melhor resultado até então tinha sido a semifinal em Wimbledon 2023.
Número 3 do ranking mundial, o russo buscava o segundo título de Grand Slam na carreira, mas tinha na memória a derrota na final do Australian Open de 2022, quando venceu os dois primeiros sets contra Rafael Nadal e levou a virada.
Como foram os sets
Medvedev fez um primeiro set quase perfeito para sair na frente. O russo disparou seis aces, não enfrentou break-points e quebrou duas vezes o saque de Sinner para fechar por 6/3. Com isso, o italiano, responsável por eliminar Djokovic do torneio, perdeu apenas o seu segundo set na competição.
Foi aí que a partida começou a mudar de rumo. O italiano passou a sacar muito bem, não enfrentou break-points e aproveitou sua única chance de quebra, no último game da parcial, para surpreender Medvedev e voltar a partida ao fechar o terceiro set por 6/4.
Com o passar do tempo, o russo foi demonstrando cansaço, dando a entender de que estaria sentindo uma lesão, muito diferente de Sinner, que se mostrou inteiro e colocou o adversário para correr em quadra. O italiano fez um quarto set seguro, venceu novamente por 6/4 e deixou tudo igual.
Medvedev conseguiu se reerguer no quinto set, mas o cansaço acabou jogando contra. Aparentando estar mais bem fisicamente, Sinner conseguiu a primeira quebra de serviço e abriu 4/2. No sétimo game, o russo já não aguentava mais ficar em pé, mas continuou lutando e não entregou de bandeja um ponto sequer. O italiano, no entanto, foi feroz no saque e conseguiu uma vantagem por 5/2.
Mesmo em situação complicada na partida, Medvedev vendeu caro a derrota e completou um serviço espetacular para diminuir a diferença para 5/3. Mas no nono game, Sinner foi novamente fantástico no saque, não deu chance para reação do russo e confirmou o serviço para ser campeão do Aberto da Austrália.
Com informações da Agência Estado