Irã pede banimento da delegação de Israel em Paris 2024
O Ministério das Relações Exteriores do Irã pede que a delegação israelita seja proibida de competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores do Irã comunicou, nesta terça-feira (23/7), ser a favor da exclusão de atletas israelenses das Olimpíadas de Paris 2024. O posicionamento decorre da guerra entre Israel e Palestina, e aconteceu um dia após o ministro francês de Negócios Exteriores reforçar que a delegação de Israel é “bem-vinda na França” e que teria sua segurança assegurada por uma unidade de elite da guarda nacional.
O comunicado oficial iraniano foi divulgado no X (antigo Twitter) e afirma que a delegação israelense “não merece estar presente nos Jogos Olímpicos de Paris por conta da guerra contra o povo inocente de Gaza”.
Participação de países em guerra
Em dezembro do último ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) informou que atletas da Rússia e Belarus irão competir sob bandeira neutra e serão inscritos como atletas neutros individuais. A decisão foi tomada pelo COI, em conjunto com as federações internacionais e os comitês olímpicos nacionais devido à guerra com a Ucrânia.
O mesmo apelo foi feito em relação à participação de Israel e Palestina nos jogos Olímpicos de Pais 2024. Em resposta, o COI afirmou que a guerra na Faixa de Gaza é uma situação “completamente diferente” e revelou que a suspensão do Comitê Olímpico Russo aconteceu em decorrência da violação da Carta Olímpica.