Implantes de silicone causam crise na comunidade do xadrez. Entenda
Federação que regula o esporte sofreu críticas após fechar parceria com laboratório que oferece serviços de implante nos seios
atualizado
Compartilhar notícia
Uma crise assolou a comunidade de xadrez nesta semana, após a FIDE, federação que regula o esporte, acertou com o patrocinador Establishment Labs, que oferece serviços de implantes de silicone.
Após o acerto de patrocínio ter sido divulgado, diversas mulheres, estrelas do esporte, reclamaram anonimamente da federação no site Lichess.org. “Eu imagino qual é a mensagem que a FIDE quer transmitir com esta parceria”, escreveu uma atleta.
“Nós temos um esporte onde homens e mulheres podem competir em condições de igualdade, que é livre de uniformes sexualizados, e o nosso ‘próximo grande passo’ é implantes de silicone?”, questionou. “Isso diz muito sobre como a FIDE vê as mulheres”, concluiu.
Uma série de outras atletas, no entanto, defendeu a escolha da FIDE, escrevendo que ter “patrocinadores é o que possibilita ter mais torneios, desenvolver o xadrez e atrair mais jogadores”. No entanto, ressalvas foram feitas. “A FIDE deveria ser mais inteligente com sua escolha de patrocinadores, porque isso afeta a mensagem que estamos mandando para o mundo”, escreveu outra atleta anonimamente.
“Eu não acho que implantes de silicone seja a mensagem apropriada para o nosso jogo; xadrez é um jogo mental e nós nos importamos mais com os nossos cérebros do que com a aparência dos nossos corpos”.
O grande-mestre de xadrez Magnus Carlsen havia se pronunciado no passado de que o esporte precisa de uma mudança de cultura. “Clubes de xadrez não têm sido muito gentis com mulheres ao longo dos anos”, alertou.
A FIDE se defendeu das críticas, afirmando “não estar incentivando cirurgias plásticas. Porém, se um adulto faz essa escolha livremente, nossa organização apoia a Motiva, uma empresa que tem demonstrado um forte compromisso com as mulheres”.