metropoles.com

Cadê a minha orelhuda? As lendas que nunca venceram a Champions

Na galeria dos imortais do futebol, craques como Ronaldo, Romário e Buffon entraram para a história sem nunca ter vencido a Champions League

atualizado

Compartilhar notícia

Mark Leech/Offside via Getty Images, Shaun Botterill/Getty Images e Phil O’Brien – PA Images via Getty Images
Imagem colorida de Ronaldo Fenômeno, Gianluigi Buffon e Romário, jogadores que nunca venceram a Champions League- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Ronaldo Fenômeno, Gianluigi Buffon e Romário, jogadores que nunca venceram a Champions League- Metrópoles - Foto: Mark Leech/Offside via Getty Images, Shaun Botterill/Getty Images e Phil O’Brien – PA Images via Getty Images

Entrar para o olimpo dos imortais do futebol é o sonho de todos e a realidade de poucos no mundo da bola. Mais incomum ainda é a capacidade de entrar para a história do esporte bretão sem nunca ter vencido a principal competição de clubes da Europa. Algumas figurinhas carimbadas na galeria dos maiores jogadores do mundo encerraram a sua carreira em nunca ter vencido a Champions League.

Para qualquer fã de futebol, nomes como Romário, Ronaldo fenômeno, Maradona e Buffon são sinônimos de excelência com a pelota no pé. Além de terem imortalizado o seu nome no esporte, estes craques possuem algo em comum entre si, a falta da orelhuda na sua sala de troféus. E não fica por aí, nomes como o de Baggio, Bergkamp, Totti e Ibrahimovic também figuram na lista de grandes jogadores que nunca venceram a Champions.

De questões econômicas complexas à adversidades incompreensíveis, razões não faltam para entender o porquê destes craques nunca terem alcançado a glória europeia. Confira a história de alguns dos imortais do futebol que nunca levaram a Champions League para casa:

Maradona

Eleito em 2020 pelo jornal inglês Sky Sports como o maior jogador a nunca ter vencido uma Champions, Maradona teve passagem curta, de dois anos, pelo Barcelona. E não conquistou nenhum troféu internacional com o time Culé. Em seguida, o eterno camisa 10 argentino partiu para a Itália, onde fez história por sete temporadas com o Napoli.

Entre a cruz e a espada da guerra econômica entre o norte e o sul do país da bota, Maradona jogou duas edições da Champions League com a equipe napolitana, mas nunca chegou a avançar da segunda rodada do mata-mata. Apesar dos infortúnios, o argentino deixou a cidade de Nápoles com um troféu da Liga Europa na sua galeria de títulos.

Ronaldo fenômeno

Com um currículo impressionante e o título de um dos maiores jogadores da história, Ronaldo fenômeno não precisou da orelhuda para garantir este posto. Ronaldo nunca chegou a uma final de Champions League, tendo chegado mais longe na competição em 2003, quando caiu nas semifinais com o Real Madrid em derrota para a Juventus.

Romário

Campeão do mundo, Romário fez história em todos os clubes por onde passou. Do futebol brasileiro ao europeu, o baixinho conquistou uma legião de fãs e títulos, e a orelhuda é o único título grande em falta na sua estante.

Com o Barcelona, o baixinho chegou à final da Champions League na temporada de 1993/94, mas acabou caindo para o glorioso Milan de Maldini, que goleou o time Culé por 4 x 0.

Buffon

Maior goleiro da história da Itália, o campeão do mundo Buffon se eternizou no futebol mesmo após perder três finais de Champions League. Com o nome mais lembrado ao falar sobre jogadores que nunca levaram a orelhuda, o guarda-redes perdeu a final de 2003 para o Milan, de 2015 para o Barcelona e de 2017 para o Real Madrid.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?