Homem se passa por Lewis Hamilton e tenta enganar mulher em São Paulo
Com perfil falso, golpista fingiu ser o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton para tentar ganhar dinheiro de mulher brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Uma mulher de São Paulo foi vítima de uma tentativa de golpe por um homem que se passou pelo piloto Lewis Hamilton, de quem ela é muito fã. Valdemira Aparecida é massoterapeuta e se tornou uma apaixonada pelas corridas por influência de uma prima, que se casou com um piloto de Fórmula 1.
Encantada por Lewis Hamilton, Valdemira enviou uma mensagem para um perfil que ela acreditou ser do piloto. A resposta veio e ela ficou muito feliz. Mas na verdade, tratava-se de um golpista. Desconfiada, a mulher pediu vídeos para o responsável pelo perfil. Mas eles não foram feitos, sob a justificativa de ser uma pessoa pública. Mas o golpista encaminhou um áudio, na tentativa de provar que era mesmo o piloto.
O dono do perfil falso também inventou uma agência, supostamente responsável localizada no Rio de Janeiro, onde ela poderia comprar uma carteirinha de fã. O valor seria de U$ 1.500, a mais barata. Desconfiada por envolver dinheiro na conversa, a mulher procurou o jornal Balanço Geral, da Record, que levou o caso a um perito. Ele concluiu que era um perfil falso, e que o áudio provavelmente foi feito com uso de inteligência artificial.
Um detalhe que não foi percebido pela mulher, foi a diferença entre o perfil oficial do piloto e o perfil falso. Lewis Hamilton acumula quase 36 milhões de seguidores em sua página oficial, enquanto o fake não chega a mil. Além disso, no perfil fake não existe nenhuma publicação, enquanto no real são mais de 1400.