Histórico: Premier League terá uma mulher como árbitra principal
Pela primeira vez na história, uma árbitra irá comandar uma partida da Premier League, principal divisão do futebol inglês
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das maiores ligas do mundo, a Premier League, terá pela primeira vez uma mulher como árbitra principal da partida. Rebecca Welch, de 40 anos, comandará a partida entre Fulham x Burnley, em jogo válido pela 18ª rodada da competição. O jogo acontecerá no dia 23 de dezembro, no estádio Craven Cottage.
Essa será a segunda vez que a árbitra entrará para a história, em 2021 ela também chamou a atenção ao ser a primeira mulher a apitar uma partida da Championship, a segunda divisão inglesa. No ano passado, também foi a primeira mulher a comandar um jogo da FA Cup.
Rebecca vem se destacando e ganhando cada vez mais notoriedade. Ela já atuou como quarta árbitra na própria Premier League, no jogo entre Manchester United x Fulham.
Além disso, também esteve na última Copa do Mundo Feminina, que foi realizada na Nova Zelândia e Austrália. Ela é considerada a melhor árbitra do país e está sempre apitando os jogos na Premier League Feminina e na Women’s Champions League, a versão feminina da Champions League.
Rebecca nunca teve a arbitragem como foco, ela atuava em um cargo administrativo no National Health Service (O serviço nacional de saúde britânico), mas sempre gostou do esporte e acompanhava partidas de diversas ligas.
Em 2010, por inspiração de um amigo, acabou entrando para o mundo da arbitragem.
Ela integra junto a outros árbitros um grupo de desenvolvimento que é financiado pela Professional Game Match Officials Limited, que visa acelerar o desenvolvimento de juízes de futebol nas divisões nacionais da Inglaterra, com cursos, palestras e diversos incentivos para isso, além de promover a busca por mais diversidade na arbitragem.
Crescimento feminino na arbitragem
Ao longo dos últimos anos, as mulheres tem tido um papel cada vez mais importante na arbitragem ao longo do mundo. Um exemplo recente vem da francesa Stéphanie Frappart, que se tornou a primeira mulher na história a comandar um jogo da Ligue 1 francesa em 2019. No ano seguinte foi a primeira mulher a apitar um jogo masculino da Champions League e em 2022 se consolidou de vez ao ser a árbitra principal do jogo da Copa do Mundo Masculina entre Costa Rica e Alemanha.