Histórico! Alpinistas superam a montanha mais perigosa do mundo no inverno
O K2, no Himalaia, tem 8.611 m e é temido devido ao clima instável, com avalanches imprevisíveis, nevascas e paredões com inclinação intensa
atualizado
Compartilhar notícia
Escalar o segundo pico mais alto do mundo já seria uma façanha a ser comemorada, mas dez alpinistas do Nepal fizeram melhor. Neste sábado (16/1), eles chegaram ao topo do K2, com 8.611m, em pleno inverno, algo jamais feito.
Embora não seja a mais alta – perde para o Mont Everest -, a montanha no Himalaia é considerada por muitos como a mais perigosa do mundo. A K2 é conhecida pelo clima instável, com avalanches imprevisíveis, nevascas e paredões com inclinação intensa.
“Nós fizemos isso! A ‘montanha selvagem’ do Karakoram foi escalada para a estação mais perigosa: o inverno. Alpinistas nepaleses chegaram ao topo do K2 esta tarde às 17h locais (12H00 GMT)”, anunciou a empresa por trás da equipe, em seu Twitter.
16 Jan 2021🇳🇵🏔🇵🇰
WE DID IT, BELIVE ME WE DID IT- JOURNEY TO THE SUMMIT NEVER DONE BEFORE
🦾The Karakorum’s ‘Savage Mountain’ been summited in most dangerous season:WINTER
Nepalese Climbers finally reached the summit of Mt. K2 (Chhogori 8611m), this afternoon at 17:00 local time. pic.twitter.com/O530X3WgKh— Seven Summit Treks 🇳🇵 (@sst8848) January 16, 2021
Antes de chegar ao cume, os alpinistas se reuniram e decidiram subir os últimos metros juntos. Eles também cantaram o hino do Nepal antes da comemoração final.