Guia: fique por dentro das principais disputas das Paralimpíadas
Goalball, Judô, futebol de 5, atletismo e outras modalidades são a esperança de medalhas para o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Chegou a hora de matar a saudade do espírito olímpico. Depois de muitas madrugadas em claro torcendo pelo Brasil nas Olimpíadas, nesta terça-feira (24/8) começam os Jogos Paralímpicos de Tóquio. A cerimônia de abertura será às 8h (horário de Brasília), no estádio Nacional do Japão.
E o Brasil está muito bem representado. Ao todo, a delegação brasileira conta com 260 atletas que vão representar o país em 22 modalidades diferentes. A maioria desses atletas está concentrada nas equipes de atletismo e de natação.
Nos jogos do Rio-2016, o Brasil obteve seu melhor resultado na quantidade de medalhas. Foram 72, sendo 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. A melhor colocação do Brasil, no entanto, foram nos jogos de Londres, em 2012, quando a delegação conseguiu ficar com a 7ª colocação na classificação geral.
Para os jogos de Tóquio, a expectativa é de que a delegação termine os jogos entre os 10 melhores colocados.
Não sabe o que acompanhar? Calma que o Metrópoles separou o que vai rolar de melhor durante os 12 dias de competição.
Natação
Esta será, provavelmente, a última chance dos brasileiros verem uma lenda em ação. Com 33 anos, Daniel Dias deve participar dos últimos jogos Paralímpicos de sua carreira. Com 24 medalhas conquistadas, sendo 14 delas de ouro, Daniel pode aumentar ainda mais sua coleção de conquistas nesta.
Além de Daniel, nomes como Carol Santiago, Gabriel Bandeira, Phelipe Rodrigues, Joana Neves e Edênia Garcia são outros atletas que estarão representando o Brasil nas piscinas de Tóquio e com chance de medalha.
As disputas da Natação começam já nesta terça, à partir das 21h, horário de Brasília. As finais de quatro modalidades estão marcadas para sexta (27/8), com chance de um brasileiro representar o país no pódio.
Atletismo
Com 65 atletas, o atletismo brasileiro é a equipe que conta com o maior número de representantes. A equipe brasileira terminou na 2ª colocação no mundial da modalidade. Nos 100 metros rasos, Petrúcio Ferreira vai em busca de uma medalha na categoria T47.
Mateus Evangelista, Alan Fonteles, Thomas Moraes, Silvânia Costa e Claudiney Batista só alguns dos nomes que são promessa de medalha para o Brasil.
As disputas do atletismo começam nesta sexta (27/8).
Futebol de 5
Em busca da hegemonia em mais uma edição, o Brasil chega com tudo para o futebol de 5. Desde as Parlaimpíadas de Atenas, em 2004, a Seleção Brasileira não sabe o que é não conquistar o ouro.
Na Edição deste ano, o Brasil terá como adversário as seleções do Japão, China e França. Os jogos da fase de grupo serão realizados na sexta, sábado (28/8), e domingo (29/8). A final da modalidade será no dia 4 de setembro.
Goalball
Outra modalidade que pode render medalha para o Brasil, tanto no feminino quanto no masculino. As equipes brasileiras de Goalball terão quatro partidas nas fases classificatórias antes de entrarem para o mata-mata.
Nos jogos Rio-2016, a seleção masculina acabou ficando com o bronze. A equipe feminina ficou de fora da disputa por medalha.
A estreia do time masculino será já nesta terça, às 21h contra a Lituânia. A vez das meninas será na quarta, às 8h45, contra os Estados Unidos.
Judô
Uma das histórias mais incríveis das Paralimpíadas para o Brasil pode ser escrita no judô. Isso porque Antônio Tenório, da categoria de 100 kg disputará sua 7ª Olimpíada da carreira aos 54 anos. Tenório chega a disputa depois de ficar 18 dias internado por conta do covid. Agora, vai em busca de sua sétima medalha Olímpica da carreira.
Além de Antônio, Williams Silva e Alana Maldonado representarão o Brasil dentro do tatame em busca de medalhas.
A lutas do judô estão marcadas para o sábado (28/8) e domingo (29/8).
Vôlei sentado
Outra possibilidade de medalha real vem das equipes masculina e feminina no vôlei sentado. Se nos jogos do Rio a equipe feminina terminou com o bronze a masculina acabou na 4ª colocação, a projeção para este ano é o ouro nas duas disputas.
O time feminino faz sua estreia diante do Canadá, na sexta (27/8), às 6h30. Os homens têm o primeiro compromisso marcado para o sábado, às 6h30 contra a China.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.