Guardiola alfineta presidente da La Liga, que rebate de forma ácida
“Você teria ganhado tantos títulos sem a dopagem econômica?”, questionou Javier Tebas, presidente da La Liga
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da “La Liga”, Javier Tebas, não ouviu calado às críticas feitas pelo treinador espanhol Pep Guardiola. O técnico apontou para algumas falhas na organização do principal campeonato do calendário espanhol durante entrevista a uma emissora de TV da Catalunha. Para Guardiola, o presidente da liga espanhola deveria se espelhar no modelo adotado na Premier League.
O presidente da La Liga, no entanto, não deixou barato. Através de suas redes sociais, Javier Tebas não economizou palavras e respondeu às criticas feitas por Guardiola.
“Pep, com a Premier eu aprendo todos os dias, seria bom se eles te ensinassem um pouco da macroeconomia do futebol, os efeitos dos clubes-estado na inflação salarial, demografia, a penetração da TV paga, China… e da absolvição no TAS teremos notícias”, destacou Tebas.
Pep de la Premier aprendo todos los días, sería bueno que te enseñen un poco de macroeconomía del fútbol, de los efectos de los clubes estado en la inflación de salarios, de demografía, de la penetración de tv de pago, de china… y de la absolución en el TAS tendremos noticias. https://t.co/9VixVnRD6i
— Javier Tebas Medrano (@Tebasjavier) July 5, 2021
Guardiola rebateu o cartola afirmando que de fato não entendia dos tópicos levantados por Tebas, no entanto, destacou as campanhas de sucessos feitas por times como Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Sevilla e Villareal nas competições continentais, Champions League e Europa League.
Mais uma vez, Javier Tebas foi ácido e respondeu Pep de forma direta. Após apresentar gráficos para embasar seus argumentos que mostram as diferenças entre a Premier Legaue e a La Liga, Tebas completou:
“Como podem ver, nos últimos anos reduzimos a distância para a Premier League, embora a LaLiga tenha vendido os seus direitos televisivos centralmente por apenas sete anos, contra trinta da Premier. Além disso, o Reino Unido tem vinte milhões de habitantes a mais do que a Espanha. Crescemos a cada ano. Nossos clubes são lucrativos há sete anos. É preciso se preocupar mais com o City Group, que acumula um bilhão em perdas nas últimas temporadas. Eles não são investidores, são destruidores de dinheiro que criam inflação. Você teria ganhado tantos títulos sem o doping financeiro?”, cutucou o presidente da La Liga.
Toda a polêmica começou após Guardiola afirmar que o cartola deveria aprender com a Premier League para melhor vender os produtos da liga espanhola. Segundo o treinador, caso os negócios fossem feitos de maneira semelhante ao modelo adota na Inglaterra os times teriam mais recursos para realizarem os investimentos necessários.
Pep Guardiola ainda citou o impasse entre Lionel Messi com o Barcelona na questão da renovação de contrato. Na visão do técnico, um modelo diferente de administrar a La Liga poderia possibilitar uma renovação mais tranquila com o astro argentino.
“Se Tebas vendesse melhor o seu produto, seria mais fácil para o Barça ter Messi? Ele faz tudo certo, mas o problema é todo dos outros países e clubes”, ironizou Guardiola.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.