GP dos Estados Unidos: disputa pelo segundo lugar da F1 segue aberta
A Fórmula 1 dá continuidade na disputa pelo segundo lugar do Mundial de Pilotos com o GP dos Estados Unidos, neste domingo (22/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A Fórmula 1 está de volta ao continente americano para o GP dos Estados Unidos, em corrida válida pela 18ª etapa da temporada de 2023. Os pilotos da modalidade vão correr, neste domingo (22/10), no Circuito das Américas, de 56 voltas, em Austin, no Texas.
A prova, que ocorre a partir das 16h, será transmitida pelos canais da Band e na plataforma de streaming F1 TV. Embora o holandês Max Verstappen, da Red Bull, já tenha garantido o tricampeonato no GP do Catar, a disputa pelo segundo lugar da F1 segue aberta.
Os pilotos Sergio Pérez, também da Red Bull, Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin, brigam respectivamente pela vice-colocação do Mundial de Pilotos.
Pérez, porém, terá uma missão difícil no GP dos Estados Unidos. O mexicano vai largar em nono lugar, conforme foi definido o grid na última sexta-feira (20/10). Longe do favoritismo pelo segundo lugar do mundial, Charles Leclerc, da Ferrari, marcou 1m34s723 e conquistou a pole position da etapa americana.
Esta é a primeira pole de Leclerc no Texas, mas é a terceira dele na temporada de 2023. O piloto monegasco também largou em primeiro na Bélgica e Azerbaijão.
Lando Norris, da McLaren, e Hamilton completaram o pódio da definição do grid para a largada deste domingo. O campeão Verstappen, por outro lado, cometeu dois erros em sua última tentativa e vai para o sexto lugar da fila.
Volta de piloto pós lesão
Além de dar sequência na disputa pelo segundo lugar, o GP dos Estados Unidos é marcado ainda pelo retorno do carismático piloto Daniel Ricciardo. O membro da equipe Alpha Tauri está de volta após fraturar o punho durante treino livre na Holanda, lesão que o tirou o australiano de cinco provas.
A Alpha Tauri substituiu o sorridente Ricciardo pelo neozelandês Liam Lawson, de 21 anos. O substituto deu conta do recado e marcou dois pontos com o nono lugar na prova de Singapura.
Veja classificação da F1 antes do GP dos Estados Unidos
Verstappen é o campeão com 433 pontos. Pérez está em segundo lugar com 224. Hamilton manteve-se na terceira posição com 194 pontos. Alonso, por sua vez, continuou na quarta colocação, com 183. Carlos Sainz, da Ferrari, está na quinta colocação, com 153 pontos, seguido por sua dupla, Leclerc, com 145 pontos.