GP do México: Sergio Pérez corre em casa para tentar espantar má fase
Os pilotos da Fórmula 1 vão para mais um prova pela modalidade. No GP do México, os atletas vão enfrentar a altitude de 2.200 metros
atualizado
Compartilhar notícia
A quatro corridas fora do pódio, o piloto Sergio Pérez, da Red Bull, terá a oportunidade de afastar a má fase em sua terra natal no GP do México. Esta corrida é válida pela 19ª etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1. No domingo (29/10), o mexicano e os demais pilotos da categoria vão para a prova no Autódromo Hermanos Rodríguez.
A corrida, que ocorre a partir das 17h, será transmitida pelos canais da Band e na plataforma de streaming F1 TV. Apesar de ocupar o segundo lugar na classificação geral, Pérez não sobe ao pódio desde o GP da Itália. Na ocasião, o mexicano terminou o circuito de Monza em segundo lugar.
Contudo, para sair da má fase e manter segundo lugar na classificação geral, o mexicano vai precisar mostrar tudo que sabe. Ele vai largar em quinto lugar, conforme foi definido o grid de largada neste sábado (28/10). O dono da pole foi Charles Leclerc, da Ferrari, com o tempo de 1m17s166.
A Ferrari fez dobradinha na classificação. Então, Carlos Sainz vai sair em segundo lugar e o tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, será o terceiro da fila no Autódromo Hermanos Rodriguez, prova de 71 voltas.
Pérez teve um começo promissor em 2023, vencendo duas das quatro primeiras corridas. Entretanto, após batida ainda na classificação para o GP de Mônaco, o mexicano viu seu companheiro de equipe Verstappen disparar na liderança para conquistar o terceiro título da Fórmula 1.
Altitude no GP do México
Além do desafio de Pérez, o GP do México é marcado pela altitude de 2.200 metros acima do nível do mar. O ar menos denso afeta a eficiência da combustão do motor e prejudica a refrigeração dos freios, o que dificulta a redução de velocidade para as curvas.
Além do impacto nos veículos, o corpo humano também sofre alterações com a altitude, uma vez que o coração pode ficar mais acelerado e dores de cabeça podem ocorrer devido ao ar rarefeito.
Classificação da F1 antes do GP
Verstappen já é o campeão com 466 pontos. Pérez está em segundo lugar com 240. Lewis Hamilton, da Mercedes, manteve-se na terceira posição com 201 pontos. Fernando Alonso, da Aston Martin, continuou na quarta colocação, com 183. Carlos Sainz, da Ferrari, está na quinta colocação, com 171 pontos, seguido por Lando Norris, da McLaren, com 159.