GP do Catar: Fórmula 1 vai para o país pela segunda vez na história
A Fórmula 1 vai pela segunda vez na história para o GP do Catar, que ocorre neste domingo (8/10). Corrida é marcada pelo tri de Verstappen
atualizado
Compartilhar notícia
A Fórmula 1 está de volta ao Oriente Médio após oito meses do circuito na Arábia Saudita, que foi marcado pela segunda etapa da temporada de 2023. Os pilotos da modalidade vão correr neste domingo (8/10), no GP do Catar, a partir das 14h, pela 17ª etapa da temporada de 2023.
A corrida será transmitida pelos canais da Band e na plataforma de streaming F1 TV. Essa será a segunda vez na história em que a Fórmula 1 vai para o circuito no Catar, de 57 voltas. A primeira foi em 2021. Na ocasião, o piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu a etapa marcada pela estreia da pista de Losail.
O circuito não recebeu a modalidade em 2022 devido a Copa do Mundo, que ocorreu no país do Oriente Médio.
Além de ser a segunda corrida na história do circuito pela F1, o GP do Catar é marcado pelo tricampeonato do piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull. Ele confirmou o título, no último sábado (7/10), antes do término da sprint devido a um acidente envolvendo seu companheiro de Red Bull, Sergio Pérez.
Verstappen estava na terceira posição da sprint após se recuperar de uma largada difícil, enquanto Pérez lutava para entrar na zona de pontuação depois de ter caído para o décimo lugar durante a prova, que tinha apenas 19 voltas.
O momento decisivo ocorreu na volta 11, quando Pérez tentava ultrapassar Nico Hulkenberg, da Haas. Em sua tentativa de avançar, Pérez acabou se envolvendo em um incidente com Hulkenberg e Esteban Ocon, da Alpine, o que resultou no abandono dos três pilotos.
O grid de largada para a prova no Catar foi definido na última sexta-feira (6/10). Verstappen, George Russel, da Mercedes, e Hamilton foram respectivamente os três mais rápidos do treino e, portanto, serão os primeiros a largar neste domingo.
Veja classificação da F1 antes do GP do Catar
Verstappen foi campeão da F1 com 407 pontos. Sergio Pérez está em segundo lugar com 223. Hamilton manteve-se na terceira posição com 194 pontos. Fernando Alonso, por sua vez, da Aston Martin, continuou na quarta colocação, com 174. Carlos Sainz, da Ferrari, está na quinta colocação, com 153 pontos, seguido por sua dupla, Leclerc, com 137 pontos.