metropoles.com

Fórmula 1: GP do Brasil já decidiu seis campeonatos

Pilotos como Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton foram campeões mundiais após GP do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kym Illman/Getty Images
Imagem colorida de piloto no GP do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de piloto no GP do Brasil - Metrópoles - Foto: Kym Illman/Getty Images

O Grande Prêmio do Brasil pode mudar o rumo de uma temporada da Fórmula 1. A etapa que ocorre no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, é conhecida como o momento decisivo dos campeonatos da categoria. Este ano, por exemplo, o público pode presenciar uma reviravolta na competição.

No total, a corrida de Interlagos já decidiu seis Campeonatos Mundiais de Pilotos. O GP do Brasil começa nesta sexta-feira (1/11), com os treinos livres a partir das 11h30. A partir das 15h30 tem qualificação da Sprint, cuja corrida ocorre no sábado (2/11) às 11h. Já a qualificação para a prova principal será às 15h e, no domingo (3/11), a etapa ocorre a partir das 14h.

Em 2005 e em 2006, o espanhol Fernando Alonso garantiu o primeiro e o segundo título. Em 2007, foi a vez do finlandês Kimi Raikkonen assegurar a taça. Em 2008, a última volta de Lewis Hamilton no Brasil resultou no troféu do ano. Em 2009, foi a vez Jenson Button e, em 2012, a do alemão Sebastian Vettel.

Alonso ficou em terceiro lugar no GP do Brasil em 2005, mas foi o suficiente para não ser mais alcançado em pontos por Raikkonen, que estava em segundo lugar. Em 2006, o espanhol ficou em segundo para despistar Michael Schumacher no campeonato de pilotos.

Raikkonen saiu vitorioso em 2007 em Interlagos e na Fórmula 1 daquele ano. Por apenas um ponto, Hamilton e Alonso foram incapazes de alcançar o finlandês, que tinha 110 pontos.

Já em 2008, mesmo fora do pódio, Hamilton ultrapassou Timo Glock, da Toyota, nas últimas curvas para terminar em quinto no GP do Brasil, o que garantiu o título de campeão da temporada. O brasileiro Felipe Massa já não podia mais alcançar o britânico, por dois pontos de diferença.

A vitória de Mark Webber, da Red Bull-Renault, em 2009, foi insuficiente para tirar o título de Jenson Button pela extinta Brawn, que terminou em sexto no GP do Brasil. Em 2012, Sebastian Vettel precisou também apenas da sexta posição para conquistar o tricampeonato.

Neste ano, mesmo se o líder Max Verstappen fizer um final de semana perfeito de 34 pontos e o segundo colocado Lando Norris não pontuar, o campeonato não será decidido. Contudo, a situação inversa pode diminuir a distância entre eles de 47 para 13 pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?