metropoles.com

GP do Azerbaijão acumula cinco acidentes em seis edições do circuito

O GP do Azerbaijão está no calendário da Fórmula 1 desde de 2017 e registra uma alta média de velocidade, o que pode ser perigoso

atualizado

Compartilhar notícia

Clive Rose/Getty Images
Imagem colorida de Max Verstappen no GP do Azerbaijão - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Max Verstappen no GP do Azerbaijão - metrópoles - Foto: Clive Rose/Getty Images

Após uma semana de descanso, os pilotos da Fórmula 1 se preparam para o caótico GP do Azerbaijão. O circuito de Baku do Grande Prêmio proporciona extrema velocidade e, por consequência, maiores chances de acidente. A corrida será neste domingo (15/9).

Em uma das curvas do circuito, os carros da F1 podem atingir a velocidade de 305 km/h. Em uma das retas, os veículos podem passar facilmente dos 350 km/h. A volta mais rápida do GP do Azerbaijão é de Charles Leclerc, em 2019, quando marcou 209 km/h de velocidade média.

O circuito de Baku faz parte do calendário da F1 desde 2017. De lá para cá, sete edições da prova registraram batidas. Lewis Hamilton e Vettel, por exemplo, bateram no primeiro ano, quando eles brigavam pelo mundial de pilotos da temporada. Hamilton levou a melhor na ocasião.

Em 2018, foi a vez de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull, colidirem. Em um dos giros, um acertou a traseira do outro. A dupla não terminou a prova na ocasião.

Além de batidas nas corridas principais, o GP do Azerbaijão também registrou batidas nas qualificações. Em 2019, por exemplo, Charles Leclerc passou direto por uma curva e atingiu a barreira de proteção durante a Q2.

Verstappen protagonizou mais uma batida, em 2021, quando o pneu do carro estourou, o que resultou em uma batida a cinco voltas do fim.

O GP do Azerbaijão foi tranquilo em 2022, mas no ano seguinte, o circuito de Baku voltou à programação normal com outra batida. Nyck de Vries, da Alpha Tauri, bateu sozinho na 11ª volta da corrida principal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?