Ginasta russo diz que não se arrepende de ter usado símbolo de guerra
Em entrevista ao Russia Today, Ivan Kuliak manteve seu posicionamento e revelou que faria a mesma coisa caso tivesse a chance
atualizado
Compartilhar notícia
O ginasta Ivan Kuliak concedeu entrevista publicada nesta terça-feira (8/3)ao portal Russia Today e explicou seus motivos de utilizar um símbolo que está sendo usado em tanques de guerra russos durante o conflito da Rússia com a Ucrânia. Russo, Ivan escreveu a letra Z em seu peito, que refere à expressão “Za pobedu”, que em português significa “para a vitória”. O esportista disse que não se arrepende da atitude, além de afirmar que repetiria o gesto.
“Z”, o meme estatal russo que saltou dos tanques para as lojas e ruas
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) classificou a atitude do atleta como chocante, e abriu uma investigação contra ele. Apesar disso, em entrevista, Ivan apontou o que o motivou a tomar aquela atitude durante o campeonato disputado em Doha, no Catar.
“Durante as apresentações, eles gritavam ‘Glória à Ucrânia!’, ou subiam ao pódio envoltos na bandeira nacional enquanto éramos considerados atletas neutros, e por isso nos sentíamos desconfortáveis”, relatou.
Kuliak apontou ainda uma espécie de chateação ao ver que atletas ucranianos pediam a exclusão dos ginastas russos, mesmo que esses não tenha ligação direta com os conflitos.
Perguntado sobre se estava arrependido do gesto, tendo em vista as possíveis punições que podem ser colocadas, Ivan foi direto.
“Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse que escolher novamente se sair com a letra ‘Z’ no peito ou não, eu faria exatamente o mesmo”, revelou o russo.
Ivan terminou a disputa no 3º lugar, superando o ginasta ucraniano llia Kovtun no último sábado (5/3) e acabou ficando com o bronze na Copa do Mundo de Aparelhos.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes