metropoles.com
Paris 2024

Ginasta que perdeu bronze em Paris faz novo apelo à Suprema Corte

As imagens do documentário de Biles em Paris podem ser fundamentais para Jordan Chiles recuperar a medalha de bronze

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Jordan Chiles é clicada em uma de suas apresentações em Paris - Metrópoles
1 de 1 Jordan Chiles é clicada em uma de suas apresentações em Paris - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

A ginasta Jordan Chiles fez um novo apelo na Suprema Corte da Suíça para recuperar o bronze conquistado em Paris. A atleta americana protocolou o pedido contra a decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) que cedeu a medalha à romena Ana Barbosu.

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics) também entrou com pedido contra a decisão de tirar a medalha de Jordan. O apelo exige que as imagens usadas no documentário de Simone Biles, na Netflix, sejam consideradas como provas.

“Acreditamos que o CAS deve considerar o registro completo de áudio e vídeo que mostra que Jordan, sem dúvida, seguiu todas as regras no solo e em seu inquérito. Não fazê-lo seria fundamentalmente injusto”, disse Maurice M. Suh, advogado de Chiles.

Vale destacar que recentemente a ginasta chegou a declarar que a medalha foi tirada por conta da cor da pele.

“A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou. Não apenas meu esporte, mas a pessoa que sou. Não se trata de medalha. É sobre a cor da minha pele. É sobre o fato de que houve coisas que levaram a essa posição de ser atleta. E eu senti como se tudo tivesse sido arrancado.”, disse a ginasta durante o MTV Video Music Awards, em Nova York.

Perda da medalha de bronze

A situação ocorreu no famoso pódio com Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata), que com Jordan Chiles formaram o primeiro pódio 100% negro da ginástica artística em Olimpíadas. No entanto, a medalhista perdeu o bronze para a romena Ana Barbosu.

Em audiência realizada no dia 11 de agosto, o CAS entendeu que o acréscimo de 0.100 dado à nota de Chiles foi irregular. O motivo da irregularidade da nota é que a equipe estadunidense pediu a revisão da nota de Chiles após o prazo permitido, que é de um minuto após o anúncio.

Com isso, invés de Chiles terminar a competição na 3ª posição com o bronze, acabou caindo para para o 5º lugar com 13.666, ficando atrás de Ana Barbosu e Sabrina Voinea com nota 13.777. No entanto, vale destacar que Barbosu levou a medalha por conta dos critérios de desempate.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?