Zico se emociona com classificação do Japão diante da Espanha
Um dos maiores ídolos do futebol japonês, Zico declarou que há anos “não se emocionava em um estádio de futebol”
atualizado
Compartilhar notícia
Ídolo do futebol japonês, Zico acompanhou diretamente do Catar a classificação histórica do Japão, que despachou a Alemanha e tomou a liderança da Espanha na última rodada do Grupo E após triunfar diante da seleção comandada por Luís Enrique.
Ao falar sobre a partida que selou a classificação asiática para as oitavas de final, onde irá enfrentar a Croácia nesta segunda (5/12), Zico falou em ascensão do futebol japonês e revelou que se emocionou com a vitória.
“Hoje foi mais uma virada espetacular do Japão sobre a Espanha vencendo por 2 x 1 e classificando em primeiro do grupo onde a Alemanha foi eliminada. Estava no jogo e tem muitos anos que não me emociono num estádio de futebol. Passou um belo filme na minha cabeça da minha chegada no Japão em 91 para contribuir e ajudar no desenvolvimento do futebol profissional no país. Que eles continuem assim. Sucesso nessa caminhada”, disse o ex-jogador.
Ver essa foto no Instagram
A história de Zico no futebol japonês começou no começou em 1991, quando foi defender as cores do Kashima Antlers. Como na época o futebol local ainda estava no processo de profissionalização, a ida do Galinho, um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos, para o país foi um capitulo fundamental para o processo e para a popularização do futebol.
Pelo Kashima, o brasileiro entrou em campo 75 vezes, onde marcou 56 gols e conquistou títulos como Copa Muroran (1992), Copa Suntory (1993), Meiers Cup (1993) e Pepsi Cup 1993.
Com tamanha idolatria no país, Zico chegou a dirigir a Seleção Japonesa entre 2002 e 2006, onde neste perído conquistou a Copa da Ásia (2004) e a Copa Kirin (2004). Em 2006 foi o comandante da seleção na Copa do Mundo, porém, amargou a eliminação na fase de grupos.