metropoles.com

Zagueiro do Real Madrid sofre insultos racistas de torcida na Espanha

A vítima desta vez foi o zagueiro Antonio Rudiger, do Real Madrid, logo após a vitória por 2 x 0 sobre o Cádiz no sábado (15/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
O jogador Antonio Rudiger durante jogo pelo Real Madrid no campeonato espanhol La Liga. Ele é negro, tem barba e cabelo crespo e curto e olha para o lado - Metrópoles
1 de 1 O jogador Antonio Rudiger durante jogo pelo Real Madrid no campeonato espanhol La Liga. Ele é negro, tem barba e cabelo crespo e curto e olha para o lado - Metrópoles - Foto: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

O futebol espanhol foi mais uma vez marcado por um caso de racismo neste fim de semana. A vítima desta vez foi o zagueiro Antonio Rudiger, do Real Madrid, logo após a vitória por 2 x 0 sobre o Cádiz no sábado (15/4). Após o fim do jogo no estádio Ramon de Carranza, o jogador alemão foi entregar sua camisa a um torcedor do Real Madrid, que estava em um setor misto, e recebeu insultos racistas de torcedores do Cádiz que estavam próximos.

Um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo mostra o jogador do Real Madrid indo entregar sua camisa a um torcedor, quando começa a ouvir xingamentos racistas vindos do setor ao lado. Alguns objetos também foram arremessados contra Rudiger, que chega a “bater-boca” com aqueles que gritavam, antes de levantar os braços e entregar a camisa. Após isso, o defensor é afastado do local por membros do staff do Real Madrid.

O futebol espanhol tem sido palco de casos consecutivos de racismo na atual temporada, principalmente contra o brasileiro Vinícius Júnior, companheiro de Rudiger no Real Madrid. O alemão chegou a defender o brasileiro publicamente há cerca de um mês.

Em abril, o atacante brasileiro testemunhou contra um torcedor do Mallorca acusado de chamá-lo de “macaco” durante uma partida. O mesmo torcedor foi acusado de insultar o meio-campista Samu Chukwueze, do Villarreal, em outra partida. Em seu depoimento, o torcedor admitiu as ofensas racistas dirigidas ao brasileiro e pediu perdão diante da juíza. Identificado pela polícia espanhola por vídeo, ele é investigado agora por crime de ódio. Ele foi multado em 4 mil euros, cerca de R$ 22 mil, foi banido do quadro de sócio-torcedor do Mallorca e está impedido de entrar em eventos esportivos por um ano.

A liga espanhola apresentou diversas denúncias formais às autoridades pelos insultos racistas contra Vinícius, algumas das quais foram arquivadas. O Valladolid recentemente suspendeu 12 sócios-torcedores enquanto investiga supostos insultos a Vinícius.

O primeiro julgamento na Espanha contra um torcedor por insultos racistas a um jogador de futebol está previsto para ocorrer este ano, em um processo contra um torcedor do Espanyol por insultar o atacante do Athletic Bilbao, Iñaki Williams, alguns anos atrás

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?