Vivendo nova realidade, Barcelona estreia na Liga Europa
Equipe retorna para a competição após 17 anos. Em busca de uma vaga na Champions, time culé estreia contra o Napoli nesta quinta (17/2)
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de viver um início de temporada sofrido, com uma eliminação precoce na Champions League, o Barcelona tenta se reestabelecer dentro do cenário espanhol e europeu para buscar o protagonismo que foi comum durante as últimas décadas. Nesta quinta-feira (17/2), a equipe faz sua estreia na Liga Europa para tentar retomar as prateleiras mais altas da Europa.
A última vez que o Barça disputou este outro torneio europeu foi na temporada 2003/04, quando o time acabou sendo eliminado para o Celtics após uma derrota por 1 x 0 e um empate sem gols. Na época a competição ainda se chamava Taça Uefa. Desde que passou a ser chamada de Liga Europa, em 2009, a equipe não participou de nenhuma edição.
Com o 3º lugar na fase de grupos da Champions desta temporada, o Barcelona teve a chance de disputar essa competição que nunca conquistou em sua história.
Taça ou a vaga direta?
Conquistar a taça em si pode ser exaltada e destacada pelos jogadores e pelo treinador Xavi Hernandéz, no entanto, a vaga direta para a Champions League do ano seguinte é sem dúvida a maior motivação para o elenco culé disputar. O ineditismo da possível conquista pode ser sim um acréscimo para os jogadores, mas retomar a disputa do principal torneio do continente é a principal motivação.
A Liga Europa surge como uma 2ª possibilidade para que isso ocorra. O time vem se reestabelecendo no Campeonato Espanhol. Com o empate do último domingo diante do Espanyol, a equipe chegou aos 49 pontos e é o 5º colocado na tabela, podendo sonhar ainda com uma classificação para a Champions da temporada 2022/23.
Vencer a Liga Europa seria a garantia de que a equipe entraria na disputa, independente dos resultados no Espanhol.
Reforços
Para se reestabelecer entre os grandes, mesmo diante das dificuldades financeiras e regras estabelecidas pela Liga Espanhola, o Barcelona conseguiu contratar Adama Traoré, Aubameyang, Ferrán Torres e o velho conhecido e ídolo da torcida, Daniel Alves.
Para a Liga Europa, no entanto, Daniel Alves não poderá participar. A competição estabelece que apenas três reforços possam ser inscritos no torneio, e o brasileiro acabou sendo sacado pelo técnico Xavi Hernandez.
Jogo de estreia
O Barcelona terá um oponente complicado nesse retorno à Liga Europa. O time catalão enfrentará o Napoli, em casa, nesta quinta. No dia 24 de fevereiro as duas equipes fazem o jogo da volta no estádio Armando Maradona, na Itália. Vale lembrar que a Uefa extinguiu o critério do gol fora de casa como fator de desempate.
A bola rola à partir das 14h45.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes