metropoles.com

Vivendo nova realidade, Barcelona estreia na Liga Europa

Equipe retorna para a competição após 17 anos. Em busca de uma vaga na Champions, time culé estreia contra o Napoli nesta quinta (17/2)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eric Alonso/Getty Images
Barcelona faz sua estreia na Liga Europa
1 de 1 Barcelona faz sua estreia na Liga Europa - Foto: Eric Alonso/Getty Images

Depois de viver um início de temporada sofrido, com uma eliminação precoce na Champions League, o Barcelona tenta se reestabelecer dentro do cenário espanhol e europeu para buscar o protagonismo que foi comum durante as últimas décadas. Nesta quinta-feira (17/2), a equipe faz sua estreia na Liga Europa para tentar retomar as prateleiras mais altas da Europa.

A última vez que o Barça disputou este outro torneio europeu foi na temporada 2003/04, quando o time acabou sendo eliminado para o Celtics após uma derrota por 1 x 0 e um empate sem gols. Na época a competição ainda se chamava Taça Uefa. Desde que passou a ser chamada de Liga Europa, em 2009, a equipe não participou de nenhuma edição.

Com o 3º lugar na fase de grupos da Champions desta temporada, o Barcelona teve a chance de disputar essa competição que nunca conquistou em sua história.

Taça ou a vaga direta?

Conquistar a taça em si pode ser exaltada e destacada pelos jogadores e pelo treinador Xavi Hernandéz, no entanto, a vaga direta para a Champions League do ano seguinte é sem dúvida a maior motivação para o elenco culé disputar. O ineditismo da possível conquista pode ser sim um acréscimo para os jogadores, mas retomar a disputa do principal torneio do continente é a principal motivação.

A Liga Europa surge como uma 2ª possibilidade para que isso ocorra. O time vem se reestabelecendo no Campeonato Espanhol. Com o empate do último domingo diante do Espanyol, a equipe chegou aos 49 pontos e é o 5º colocado na tabela, podendo sonhar ainda com uma classificação para a Champions da temporada 2022/23.

Vencer a Liga Europa seria a garantia de que a equipe entraria na disputa, independente dos resultados no Espanhol.

Reforços

Para se reestabelecer entre os grandes, mesmo diante das dificuldades financeiras e regras estabelecidas pela Liga Espanhola, o Barcelona conseguiu contratar Adama Traoré, Aubameyang, Ferrán Torres e o velho conhecido e ídolo da torcida, Daniel Alves.

Para a Liga Europa, no entanto, Daniel Alves não poderá participar. A competição estabelece que apenas três reforços possam ser inscritos no torneio, e o brasileiro acabou sendo sacado pelo técnico Xavi Hernandez.

Jogo de estreia

O Barcelona terá um oponente complicado nesse retorno à Liga Europa. O time catalão enfrentará o Napoli, em casa, nesta quinta. No dia 24 de fevereiro as duas equipes fazem o jogo da volta no estádio Armando Maradona, na Itália. Vale lembrar que a Uefa extinguiu o critério do gol fora de casa como fator de desempate.

A bola rola à partir das 14h45.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?