Vinícius Jr marca, Real Madrid bate o Barcelona e é líder
Gols saem no segundo tempo e garantem retorno do Real Madrid ao topo da classificação do Campeonato Espanhol
atualizado
Compartilhar notícia
Real Madrid e Barcelona fizeram um jogo de muitas alternativas neste domingo (01/03). Jogando no Santiago Bernabeu, na capital espanhola, as duas equipes criaram chances de gol, mas só conseguiram balançar as redes no segundo tempo. Com gols do brasileiro Vinícius Jr e de Mariano Díaz, o time merengue bateu os arquirrivais por 2 x 0. Com a vitória, a equipe retomou a liderança do Campeonato Espanhol. O jogo contou com a presença ilustre do atacante português Cristiano Ronaldo, atualmente na Juventus. Ele assistiu ao jogo em um dos camarotes da arena que abrigou o jogo.
O primeiro tempo de jogo mostrou que o árbitro teria trabalho. Isso porque, apenas na etapa inicial, foram distribuídos nada menos que três cartões amarelos. Enquanto Vinícius Jr era o mais acionado no ataque blanco, o Barcelona via em Lionel Messi o cérebro ofensivo. Os visitantes, aliás, poderiam ter aberto o placar em duas oportunidades. O clube culé, porém, esbarrou na grande atuação do goleiro belga Courtois. Ele protagonizou dois milagres em campo e impediu que o líder do Campeonato Espanhol marcasse o primeiro gol do jogo.
A segunda etapa também teve grandes lances. O Real Madrid promoveu uma verdadeira blitz no início do segundo período. O “abafa” quase surtiu efeito. Aos 10 minutos, Isco arriscou da entrada da área e obrigou Ter-Stegen a fazer grande defesa. Cinco minutos depois, o camisa 22 conseguiu cabecear, mas viu Piqué impedir o primeiro gol do Real Madrid ao tirar a bola em cima da linha. Após sobreviver à pressão, o Barcelona se lançou ao ataque. Aos 24, o atacante Braithwaithe entrou no jogo, na vaga deixada pelo volante Vidal.
Estrela do brasileiro
Aos 30 minutos, o Real Madrid teve a atuação ofensiva coroada. Vinícius Jr recebeu bom passe de Tony Kroos e invadiu a área. A finalização ainda desviou em Piqué antes de entrar no canto direito da meta de Ter-Stegen.
Atrás no placar, o Barcelona viu o técnico Quique Setién lançar o time para o tudo ou nada. Com duas trocas, o time blaugrana tentou de todas as formas chegar ao gol de empate. A equipe, porém, esbarrou no bem postado sistema defensivo do Real Madrid. Em um lance, Messi sairia cara a cara com Courtois. O lateral-esquerdo Marcelo, entretanto, se recuperou de forma magistral para impedir o gol do camisa 10 culé.
Com a vitória praticamente assegurada, o Real Madrid apenas administrou o triunfo nos minutos finais. Empurrado pela fanática torcida, que lotou as arquibancadas do Santiago Bernabeu, os merengues celebraram muito o triunfo, o primeiro desde 2018, diante dos arquirrivais.
A torcida merengue ainda teria tempo de comemorar mais uma vez no encontro. Mariano Díaz, que entrara um minuto antes, no lugar de Benzema, balançou as redes. Ele superou Umtiti na corrida e bateu sem chances para o goleiro do Barcelona.
O resultado positivo levou o Real Madrid aos 56 pontos conquistados, suficiente para recolocar o time na liderança do Espanhol. O Barcelona, por sua vez, é o segundo e tem 55. Na próxima rodada, o Barça recebe o Real Sociedad. Os merengues, ao contrário, têm um compromisso fora de casa: a equipe vai até Sevilla, onde enfrenta o Real Bétis.