Vini Jr e Jesus jogam pela Champions para se firmar em Real e City
Brasileiros já estão há algum tempo na Europa, mas ainda buscam seus espaços na Espanha e na Inglaterra. Times entram em campo nesta terça
atualizado
Compartilhar notícia
Desde que deixaram Palmeiras e Flamengo rumo ao futebol europeu, Gabriel Jesus e Vinicius Junior, respectivamente, ainda não são protagonistas em seus clubes. Na tarde desta terça-feira (16/3), os dois atacantes terão mais uma oportunidade de mostrar seu valor, nos jogos de volta das oitavas de final da Champions League. O Manchester City, de Jesus, enfrenta o Borussia Monchengladbach e o Real, de Vini, encara a Atalanta.
Veja como foi a trajetória das joias brasileiras na Espanha e na Inglaterra e porque a dupla ainda não caiu completamente nas graças de City e Real Madrid:
Do Rio a Madrid
Vinicius Junior chegou ao Real Madrid em 2018. Depois de brilhar no Flamengo, o atacante chegou ao time merengue em uma transação histórica, no valor de 45 milhões de euros. Mas apesar da contratação badalada, o jovem avante sempre viveu momentos de altos e baixos no clube espanhol.
Em suas primeiras temporadas na Espanha, Vini Jr foi bastante criticado pela quantidade de gols e finalizações erradas. Por erros consecutivos, o jogador acabou preterido pelo técnico Zidane e nunca foi uma unanimidade com o treinador.
O ápice da desconfiança veio no episódio com o francês Karim Benzema, quando o atacante defendeu um boicote ao brasileiro. Na atual temporada, Vinicius Junior atuou em 33 partidas e marcou quatro gols. Dias depois, Benzema e Vini “fizeram as pazes”.
Nesta terça-feira, o brasileiro de 20 anos deve ser titular contra a Atalanta, no jogo de volta das oitavas. Na partida de ida, o Real venceu os italianos por 1 x 0 fora de casa. O jogador deve atuar ao lado do ex-desafeto e do espanhol Asensio.
A TNT Sports anuncia a transmissão da partida, ao vivo, a partir das 17h.
Sob o comando de Guardiola
Aos 23 anos, Gabriel Jesus fez caminho semelhante ao de Vinicius Junior. O atacante foi promovido das categorias de base do Palmeiras para o time titular e foi protagonista nos títulos da Copa do Brasil de 2015 e no Campeonato Brasileiro de 2016, ajudando o alviverde a sair de uma fila de 23 anos.
O brasileiro chegou ao Manchester City em 2017, para atuar sob a tutela de Pep Guardiola, um dos maiores técnicos da atualidade. As boas atuações na temporada no time inglês e nas Eliminatórias, pela Seleção Brasileira, renderam ao ex-Palmeiras a vaga de titular na Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Porém, sem conseguir marcar gols e sendo o atacante de referência do time de Tite, Jesus acabou sendo alvo de críticas pelos brasileiros.
No City, o avante manteve a média de gols em quatro temporadas completas, marcando por volta de 20 vezes por ano. Ainda assim, ainda não caiu completamente nas graças da torcida e do técnico espanhol, mesmo desbancando o argentino Kun Aguero no ataque da equipe inglesa. Nesta temporada, o brasileiro marcou 12 vezes em 29 partidas.
Gabriel Jesus e o City reencontram o Borussia Monchengladbach nesta terça-feira. O atacante foi um dos autores dos gols na vitória por 2 x 0 dos ingleses sobre os alemães na partida de ida. Porém, mesmo tendo marcado no duelo inicial, Jesus não tem presença garantida no confronto.
Como Guardiola gosta de revezar seu time titular, e muitas mandando a campo um time sem o atacante de referência, a presença do brasileiro ainda é incerta. Até mesmo uma possível opção por Aguero é provável. É a prova de que o menino que era protagonista no Palmeiras ainda tem que remar para conquistar seu lugar nos citizens.
Manchester City e Borussia Monchengladbach se enfrentam às 17h, com transmissão da TNT Sports.