Vídeo: Felipe Neto dá aula sobre o VAR em gol do Ceará no Vasco
“Essa máquina não erra. Humano só faz três coisas. (…) Todo o resto é calculado com matemática exata”, explicou o youtuber
atualizado
Compartilhar notícia
O youtuber botafoguense se mostrou exausto de ouvir reclamações sobre a tecnologia do árbitro de vídeo e publicou um vídeo explicando como o VAR funciona. Felipe Neto pegou como exemplo o lance que ocorreu neste sábado (26/10/2019), no jogo entre Ceará x Vasco, que validou o gol do Vozão. Confira o post:
De uma vez por todas, entendam a questão do VAR sobre impedimentos.
Não é questão de opinião, é questão de ciência matemática. Não cabe interpretação. A TV tem que mudar! pic.twitter.com/OmSZe2BGoe
— Felipe Neto (@felipeneto) October 26, 2019
“Essa máquina não erra. Humano só faz três coisas. (…) Todo o resto é calculado com matemática exata, não tem participação humana mais, ok? Você entendeu?”, ele explica.
“Nós sempre vimos o impedimento pelo ângulo errado, na história do futebol. Porque a câmera da televisão está mostrando a imagem de cima para baixo, num ângulo direcional, ao invés de estar numa linha reta, como deveria ser o certo. E essa imagem não existe hoje no futebol.”
“O computador traça uma linha transversal ao chão. Essa linha é calcula de cima para baixo, numa linha reta, fazendo um ângulo de 90 graus. (…) O quê o computador faz? Ele concerta o ângulo para que as linhas fiquem completamente perfeitas em relação ao que é determinado na regra do impedimento.”
Ao fim, ele indica que a melhor solução seja a instalação de câmeras nas laterais dos campos, para que estas possam mostrar imagens mais claras do impedimento e os torcedores sejam capazes de enxergar pelo ângulo correto. Desta forma, de acordo com o youtuber, as reclamações irão diminuir.