metropoles.com

“Vidas negras importam”, protesta Neymar após ato de racismo em PSG x Basaksehir

Após discussão à beira do gramado, os jogadores de ambos os times se recusaram a voltar ao jogo e deixaram o campo do Parque dos Príncipes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter Neymar
Neymar protesta contra racismo
1 de 1 Neymar protesta contra racismo - Foto: Reprodução/Twitter Neymar

Neymar se pronunciou após o adiamento da partida entre PSG e Istanbul Basaksehir, desta terça para quarta (9/12), depois de ter havido uma acusação de racismo durante o jogo. O brasileiro usou uma foto em preto e branco para levantar, novamente, a bandeira antirracista.

O camisa 10 do PSG escreveu, em inglês, “Vidas negras importam” e completou a mensagem com emojis de punhos cerrados. Neymar foi um dos jogadores que se prontificaram a não reiniciar a partida enquanto o 4º árbitro Sebastian Colţescu acusado de racismo por membros do time turco, não deixasse o campo.

O novo caso de racismo no futebol ocorreu aos 14 minutos do primeiro tempo da partida válida pela rodada final da fase de grupos da Champions League. O reserva do Basaksehir Demba Ba acusou o 4º árbitro romeno de ter proferido palavras de cunho racista contra o membro da comissão e ex-jogador Pierre Webo.

Após muita discussão à beira do gramado, os jogadores de ambos os times se recusaram a voltar ao jogo e deixaram o gramado do estádio Parque dos Príncipes. A partida, então, foi suspensa e mais tarde adiada pela Uefa.

Caso com Neymar

Em setembro deste ano, Neymar acusou o zagueiro do Olympique de Marselha Álvaro González de racismo. De acordo com o brasileiro, o uruguaio o chamou de macaco. O caso ocorreu no Campeonato Francês e não houve punições posteriores.

“Após examinar os arquivos, ouvir os jogadores e os representantes dos clubes, a comissão afirma que não foram encontradas evidências suficientes que permitam estabelecer a materialidade dos fatos de discriminação feitos pelo jogador Álvaro González contra Neymar durante o encontro de Neymar contra Álvaro González”, dizia a nota da LFP.

Investigação

Em comunicado oficial, a entidade informou que o duelo seguirá de onde parou nesta quarta, a partir das 14h55 (horário de Brasília), e que “uma investigação completa sobre o incidente ocorrido será aberta imediatamente”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?