Veteranas e estreantes: EUA e Holanda fazem a final da Copa do Mundo
As tricampeãs americanas disputam o título pela quarta vez, enquanto as holandesas têm a primeira chance de levantar a taça
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa do Mundo Feminina está a um jogo de ter um ponto final. Os Estados Unidos disputarão o título pela quarta vez. Perdeu apenas uma delas. Aconteceu em 2011, diante do Japão, na Alemanha. A adversária deste ano, a Holanda, conquistou feito inédito para o futebol feminino do país. Pela primeira vez brigará por uma conquista mundial. Se será de campeão ou vice, você descobrirá neste domingo, às 12h, em Lyon, no Parc Olympique Lyonnais.
Líderes na fase de grupos, a superioridade das seleções não surpreendeu. O caminho, no entanto, foi mais árduo para as holandesas. No primeiro compromisso, tiveram muito trabalho contra a equipe da Nova Zelândia e venceram pela diferença mínima no placar, 1 x 0. Na 2ª rodada, contra Camarões, fizeram 3 x 1. As duas vitórias já garantiam a classificação para a próxima fase, mas ela somaram mais 3 pontos no duelo com as canadenses, por 2 x 1.
As norte-americanas mostraram que não são as maiores campeãs da Copa por acaso e bateram recorde logo na partida de estreia. Com 13 x 0 sobre a Tailândia, fizeram a maior goleada da história da competição. No compromisso seguinte, venceram o Chile por 3 x 0 e, para fechar a fase de grupos, fizeram 2 x 0 na Suécia.
Um degrau de cada vez
As brigas nas oitavas de final foram mais acirradas. Ambas as seleções carimbaram o passaporte para a fase seguinte com o mesmo placar: 2 x 1. O time de Megan Rapinoe, Alex Morgan e companhia eliminou as espanholas, enquanto as holandesas despacharam as japonesas, presentes nas duas últimas finais contra as americanas.
Nas quartas, o enredo foi ainda mais complicado. A Holanda encontrou a Itália, líder do grupo que tinha Brasil e Austrália, mas venceu tranquilo por 2 x 0. Já o Estados Unidos tiveram pela frente as donas da casa e não encontraram moleza. Nos últimos 10 minutos, a zagueira Renard diminuiu a diferença no placar e colocou emoção no jogo que antes parecia garantido por 2 x 0. Mas ficou por isso mesmo e as norte-americanas comemoraram a vaga nas semifinais.
O tão sonhado lugar na briga pela taça veio diante da Inglaterra, no caso dos Estados Unidos, com todos os gols ainda no primeiro tempo, 2 x 1. A Holanda precisou suar mais a camisa, já que o golzinho de 1 x 0 diante da Suécia, saiu apenas na prorrogação.
Ficha técnica
Escalações (prováveis):
Estados Unidos: Naeher; O’Hara, Dahlkemper, Sauerbrunn, Dunn; Lavelle, Ertz, Mewis (Horan); Rapinoe, Heath, Morgan. Técnica: Jill Ellis
Holanda: Sari van Veenendaal; van Lunterer, van der Gragt, Bloodworth, van Dongen; Groenen, Spitse, van de Donk; Beerensteyn (van de Sanden), Mertens, Miedema. Técnica: Sarina Wiegman
Local: Parc Olympique Lyonnais, Lyon
Data: Domingo (07/07/2019)
Horário: 12h
Arbitragem: Stephanie Frappart (FRA)
Transmissão: TV Globo e SporTV