metropoles.com

Velha e cansada? Juventus amarga outra temporada abaixo da expectativa

Além de peças que não estão rendendo, demissão de Andrea Pirlo e volta de Massimiliano Allegri não renderam efeito desejado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images
Juan Cuadrado Juventus
1 de 1 Juan Cuadrado Juventus - Foto: Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images

A Juventus é detentora de 36 títulos do Campeonato Italiano, sendo nove seguidos. No entanto, para um clube acostumado a operar sempre no mais alto nível do futebol, qualquer período de baixa, por mais curto que seja, já é sinônimo de crise. E este é o momento atual vivido pela Velha Senhora.

O time de Turim é apenas o 5º colocado do Campeonato Italiano, com 34 pontos em 19 partidas, o pior início desde a temporada 2010/11, quando Luigi Delneri estava no comando da squadra. Quatro pontos separam a Juve da Atalanta, último clube que se classificaria diretamente para a Champions League no momento. A última vez que a Juventus ficou de fora do principal torneio europeu foi na temporada 2007/08.

No entanto, apesar de ter disputado todas as edições de forma consecutiva desde então, a equipe italiana não realizou o seu principal sonho atual, de levantar a orelhuda. Bateu na trave duas vezes nos últimos anos, perdendo para o Barcelona, em 2014-15, e para o Real Madrid, em 2016-17. Nas outras temporadas, só conseguiu passar das oitavas em uma única ocasião, mesmo contando com Cristiano Ronaldo no elenco, contratado justamente para ajudar a Juventus a atingir esse objetivo.

Apesar de, como sempre, ter contribuído com gols, CR7 foi apenas uma das recentes apostas da família Agnelli que não deram o resultado esperado. No elenco atual, de acordo com o Corriere della Sera, Dejan Kulusevski, Aaron Ramsey, Adrien Rabiot e Arthur Melo, todos estariam disponíveis para venda e/o empréstimo na lista do técnico Massimiliano Allegri. Já o Calciomercato noticia que o atacante Álvaro Morata também não tem agradado e, caso seja vendido, possíveis nomes que interessam à Juve seriam Domenico Berardi, destaque do Sassuolo, Edinson Cavani, pouco aproveitado no Manchester United, e Vlahovic, da Fiorentina.

O próprio técnico Massimiliano Allegri, aliás, tem sido questionado. Tido como aposta certa para substituir o inexperiente Andrea Pirlo – em passagem que rendeu, ao menos, uma Copa Itália –, Allegri veio com o histórico de alguém que já venceu muito recentemente com a Juventus. Ele é responsável por cinco dos nove scudettos em sequência vencidos pela Velha Senhora, além de quatro Copas Itália.

No momento, uma repetição dessas temporadas bem-sucedidas parece longe da realidade atual da Juventus, que além de ter que recuperar muito chão no Italiano, terá um compromisso contra o Villarreal pelas oitavas de final da Champions a partir do próximo dia 22 de fevereiro.

O problema é que, os problemas não ficam só dentro de campo. Recentemente, a Juventus divulgou o prejuízo financeiro que teve durante a pandemia de Covid-19: R$ 1,3 bilhão e uma dívida de R$ 2,4 bilhões, o que complica muito para organizar a casa e sonhar com reforços de peso.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?