metropoles.com

Vélez e Fla fazem duelo folclórico por vaga na final da Libertadores

Nesta quarta (31/8) as 21h30, na Argentina, irá acontecer o jogo de ida; o duelo folclórico irá acontecer pela 11ª vez na história

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Juan Mabromata – Pool/Getty Images
Vélez Sarsfield x Flamengo
1 de 1 Vélez Sarsfield x Flamengo - Foto: Juan Mabromata – Pool/Getty Images

Nesta quarta-feira (31/8) às 21h30, Vélez x Flamengo fazem o jogo de ida da semifinal da Libertadores no Estádio José Amalfitani, na Argentina.

O clube argentino chegou à semifinal após vencer o Talleres, também da Argentina, nos dois confrontos das quartas de final. Já o Flamengo chega após despachar o Corinthians também com duas vitórias nos jogos das quartas.

Mesmo não sendo uma rivalidade mais aguçada, o confronto é considerado um folclore por conta de socos e voadoras ocorridos em 1995, pela extinta Supercopa Libertadores. Na ocasião, os clubes protagonizaram uma verdadeira batalha campal.

Batalha campal de 1995

O duelo ocorreu na primeira fase da competição. No jogo de ida, na casa do Vélez, o Flamengo levou a melhor vencendo por 3 x 2 de virada, com gols de Edmundo, Sávio e Rodrigo Mendes. Porém, foi na segunda partida que a confusão generalizada ganhou os holofotes.

Na partida disputada no Parque do Sabiá, em Uberlândia, quando a partida já se encaminhava para o final, Edmundo tentou driblar um defensor do Vélez, que acabou deixando o cotovelo no brasileiro.

Com isso, Edmundo acabou proferindo um tapa no rosto de Zandoná, que revidou com um soco por trás dando inicio a guerra. Na época, o baixinho Romário também estava no Flamengo e foi para a briga acertando a histórica voadora no zagueiro argentino.

Em entrevista ao GE, em 2021, Washington Rodrigues, ex-treinador do Flamengo na ocasião, relembrou a pancadaria.

“Foi um pega para capar que começou em Buenos Aires e terminou em Uberlândia. Zandoná deu um tapa e fez o Edmundo sangrar. Ele tirou o sangue com a mão e passou no rosto do argentino, mas deu as costas. Foi quando tomou uma pancada que ficou sem som e sem imagem. O Romário daquele tamaninho deu a voadora. Quando a polícia entrou, eu falei que na Argentina eles ficam do lado dele, aqui eles tinham que ficar do nosso lado. Foram dez minutos de pancadaria. Vencemos as duas e foi um duelo que me deu muita alegria.” disse o ex-treinador.

“Vamos jogar bola, mas se tiver briga… Ninguém pode brigar sozinho, se tiver briga de um, é briga de todo mundo. Todo mundo entra em campo e vai para o pau, que o juiz vai ficar tonto sem saber o que fazer” completou.

A confusão é considerada uma das mais históricas do futebol Sul-Americano. No placar vitória do Flamengo por 3 x 0, eliminando o rival Hermano.

Histórico geral

Para os torcedores que se prendem a estatísticas, na história do confronto, o clube carioca leva vantagem. São 10 jogos, sendo seis triunfos do Rubro-Negro, dois empates e apenas duas vitórias do Vélez.

Além disso, o clube brasileiro também leva vantagem nos confrontos disputados com mando de campo do Vélez. Nos cinco confrontos na casa dos Hermanos foram três vitórias do Rubro-Negro, um empate e apenas uma derrota.

O último confronto entre eles aconteceu na Libertadores de 2021 pela fase grupos. No duelo do Estádio José Amalfitani, o Flamengo venceu por 3 x 2 e conquistou os três pontos fora de casa. Já no Rio o duelo terminou empatado sem gols.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?