metropoles.com
Copa do mundo 2022

Veja os principais destaques do Grupo E na Copa do Mundo do Catar

Favoritas, mas reformuladas, Espanha e Alemanha terão a companhia de Japão e Costa Rica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Burak Akbulut/Anadolu Agency via Getty Images
Spain v Germany – UEFA Nations League
1 de 1 Spain v Germany – UEFA Nations League - Foto: Burak Akbulut/Anadolu Agency via Getty Images

O Grupo E da Copa do Mundo do Catar tem claramente duas forças principais e duas equipes que entram como azarões. Campeãs mundiais, Espanha e Alemanha são as claras favoritas para avançar, ainda que estejam em processo de renovação, com jovens talentosos, mas sem experiência em um palco gigantesco como o Mundial.

Os gigantes europeus terão a companhia de Japão e Costa Rica na chave, seleções que entram como azarões e vão buscar esperança no histórico de zebras das Copas para surpreender.

Confira mais detalhes sobre as seleções que compõem o Grupo E da Copa abaixo:

Alemanha
Quando estreia? Quarta-feira (23/11), às 10h, contra o Japão, no estádio Internacional Khalifa

Como chega? Apesar da má impressão deixada na Copa do Mundo da Rússia, quando “defendeu” o seu título terminando em último lugar em um grupo com México, Coreia do Sul e Suécia, os tetracampeões mundiais fizeram a melhor campanha das Eliminatórias Europeias, com 27 pontos em 10 jogos, dos quais venceram nove e perderam apenas um.

Além de veteranos como Neuer e Thomas Müller, o time do técnico Hansi Flick conta com diversos jovens talentos que pedem passagem, como Jamal Musiala, Kai Havertz, Leroy Sané e Serge Gnabry.

Possível destaque: O “melhor pior” jogador do Mundo, Thomas Müller, multicampeão pelo Bayern de Munique, é a referência experiente dessa Alemanha, somando já 10 gols em Copas do Mundo.

Candidato a surpresa: com apenas 19 anos, Jamal Musiala é uma opção de qualidade para o meio de campo. Kai Havertz, com sua versatilidade, é outro nome para ficar de olho

Costa Rica
Quando estreia? Quarta-feira (23/11), às 13h, contra a Espanha, no estádio Al Thumama

Como chega? Desacreditada após precisar da repescagem para se classificar para o Mundial do Catar. A falta de renovação é também um motivo para desconfiança.

Possível destaque: com passagens por Real Madrid e atual goleiro do PSG, o eterno Keylor Navas, aos 35 anos, continua sendo a principal fonte de segurança dos Ticos.

Candidato a surpresa: sem jovens estrelas no cenário internacional, é justo dizer que as referências técnicas Joel Campbell e Bryan Ruiz, aos 30 e 37 anos, respectivamente, seriam surpresas caso apresentem desempenhos que façam a Costa Rica incomodar os favoritos

Espanha
Quando estreia? Quarta-feira (23/11), às 13h, contra a Costa Rica, no estádio Al Thumama

Como chega? Assim como a Alemanha, a Espanha se encontra em uma entressafra, já tendo se despedido da geração campeã mundial e bieuropeia, e começando a entregar as rédeas da equipe para talentos como Gavi e Pedri, herdeiros do “tik taka” e joias do Barcelona.

Possível destaque: a Espanha espera que Gavi e Pedri se convertam em herdeiros de Xavi e Iniesta. Ou seja, expectativas imensas, quase impossíveis, apesar do talento que os jovens já exibem pelos gramados europeus.

Candidato a surpresa: o ataque está longe de ser o setor mais forte do time de Luis Enrique, porém, se existe algum nome que possa surpreender ali, é o de Ansu Fati, outra joia do Barcelona, que briga por uma vaga no time titular

Japão
Quando estreia? Quarta-feira (23/11), às 10h, contra a Alemanha, no estádio Internacional Khalifa

Como chega? Desde 1998, o Japão esteve presente em todos os mundiais. Além disso, vai para o Catar com o elenco “mais europeu” de sua história: dos 26 convocados pelo técnico Hajime Moriyasu, 20 atuam no “Velho Continente”. No entanto, o sorteio não foi gentil com os asiáticos, e uma classificação para as oitavas de final seria um feito histórico, tendo em vista as presenças de Alemanha e Espanha no grupo.

Possível destaque: Daichi Kamada, do Frankfurt, é o destaque japonês na Europa, com atuações regulares e disputando a artilharia da Bundesliga.

Candidato a surpresa: Atualmente no Monaco e, com passagem pelo Liverpool, Takumi Minanimo é o camisa 10, porém, na seleção japonesa, vem criticado pelas suas atuações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?