Veja os principais destaques do Grupo C na Copa do Mundo do Catar
Na prateleira das grandes favoritas, Argentina busca o tricampeonato da Copa do Mundo no Catar para coroar o adeus de Messi dos mundiais
atualizado
Compartilhar notícia
O Grupo C da Copa do Mundo promete tranquilidade para uns e emoção até o final para outros. Formado por Argentina, Árabia Saudita, México e Polonia, o favoritismo da chave fica por conta da seleção hermana, que chega para o Mundial com moral após conquistar a Copa América e a Finalíssima, além dos 36 jogos sem saber o gosto da derrota.
Já a outra vaga deverá ficar entre Polônia, do artilheiro Robert Lewandoski, e México, do lendário goleiro Guilhermo Ochoa. No entanto, apostando na mistura de juventude e experiência, a Arábia Saudita quer fazer história e ser a grande zebra do grupo C.
Confira mais detalhes sobre as seleções que compõem o Grupo D da Copa abaixo:
Argentina:
Quando estreia? Terça-feira (22/11), às 7h, contra a Arábia Saudita, no estádio Lusail
Como chega? Atual campeã da Copa América diante do Brasil e da Finalíssima contra a Itália, a Seleção Hermana chega para a Copa do Mundo na prateleira das grandes favoritas ao título no Catar. Além dos títulos, a seleção comandada por Lionel Scaloni está invicta a 36 jogos.
Possível destaque: Sem sombra de dúvidas o possível grande destaque Albiceleste é Lionel Messi. Na atual temporada vestindo a camisa do PSG, o camisa 10 tem 26 participações em gols, sendo 12 tentos e 14 assistências, em apenas 19 partidas. Tendo em vista o vice-campeonato em 2014 e por ser sua última Copa do Mundo na carreira, a lenda argentina terá que liderar La Scaloneta rumo ao tricampeonato no Oriente Médio.
Candidato a surpresa: Recém chegado ao Manchester City, o candidato surpresa dos Hermanos é Julián Álvarez, atacante de 22 anos que se destacou no River Plate em 2021 e 2022. Somando as duas temporadas de grande destaque pelo clube argentino, o jovem atuou em 94 partidas, marcou 49 gols e contribuiu com 24 assistências.
Atualmente no Manchester City de Pep Guardiola, o atacante é companheiro de Haaland, Kevin de Bruyne e companhia. Tendo atuado em 20 jogos pelos ingleses, Álvarez já balançou as redes em sete oportunidades e contribuiu com duas assistências.
Arábia Saudita:
Quando estreia? Terça-feira (22/11), às 7h contra a Argentina, no Estádio Lusail
Como chega? Reformulando o elenco e mesclando experiencia e juventude, o francês Hervé Renard, técnico da Árabia busca chegar ao Catar com o objetivo de surpreender e fazer história com a seleção que em cinco participações em Copas, só chegou as oitavas uma vez, em 1998, ano em que jogou o Mundial pela primeira vez na história.
Mesmo com o objetivo, a missão de desbancar seleções com mais camisa como Argentina, Polonia e México, irão dificultar a vida árabe. Além disso, o ano de 2022 não é animador tendo em vista que em 14 jogos, a seleção soma apenas quatro vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Possível destaque: O meio-campista Salem Al-Dawsari, jogador do Al-Hilal, chega para ser o cara da seleção Árabe na competição. Sendo um dos principais jogadores do Al-Hilal, somando números interessantes nas últimas quatro temporadas pelo clube, Salem é a esperança da seleção comandada pelo francês Hervé Renard.
Candidato a surpresa: A surpresa fica por conta de Hervé Renard, que apostou na reformulação do elenco para superar seleções mais badaladas no Catar.
México
Quando estreia? Terça-feira (22/11), às 13h contra a Polonia, no Estádio 974
Como chega? Tendo se classificado para a Copa em 2º lugar do octogonal final nas eliminatórias, o ano de 2022 para a Seleção Mexicana é de incerteza já que soma 17 jogos, oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Vale destacar que destes jogos, três foram contra seleções que estarão no Catar (Estados Unidos, Uruguai e Equador), onde os mexicanos não conseguiram vencer. Foram dois empates e uma derrota diante da seleção uruguaia.
Além disso, vale lembrar que o México quer quebrar a maldição das oitavas de final. Desde 1998, a seleção mexicana é eliminada nas oitavas de final da competição.
Possível destaque: O veterano goleiro Guilhermo Ochoa, de 37 anos, jogador do América do México é o senhor Copa do Mundo da equipe. Indo para sua 5ª Copa, o goleiro tem a fama de se transformar na competição mundial e se destacar com belas defesas.
Candidato a surpresa: O atacante Henry Martín, de 29 anos, companheiro de Ochoa no América do México pode ser a surpresa da equipe no Catar. Na atual temporada, o já jogador soma 19 participações em gols, sendo 13 tentos e seis assistências, em 21 jogos pelo clube Azulcrema.
Polonia:
Quando estreia? Terça-feira (22/11), às 13h, contra o México, no Estádio 974
Como chega? Classificada para o Mundial do Catar na repescagem, eliminando Rússia e Suécia, o ano de 2022 para os poloneses também não é dos melhores. Ficando apenas em 3º no grupo 4 da Liga das Nações, ficando de fora da fase final após conquistar apenas sete pontos dos 18 disputados, os poloneses somam quatro vitórias, dois empates e três derrotas no ano.
Na teoria, a Polônia deverá disputar a vaga para as oitavas de final contra o México, tendo em vista que a Argentina é a grande favorita do grupo e que a Arábia Saudita promete não dificultar a vida dos demais.
Possível destaque: As esperanças polonesas estão nas mãos do atacante Robert Lewandowski, do Barcelona. Sendo o grande jogador da equipe, Lewa chega para a disputa da Copa com 18 gols marcados e quatros assistências em 19 jogos pelo clube espanhol.
Candidato a surpresa: O meio-campista Piotr Zielinski, da Napoli, pode ser o grande surpresa da Polonia no Mundial. Sendo um jogador importante no meio da equipe italiana, Zielinski vive uma e duas melhores temporada na carreira, onde já soma sete gols e sete assistências em 21 partidas, próximo de igualar a temporada 2020/21, onde teve seu melhor ano individual com 10 gols e 11 assistências em 47 jogos.