Veja os principais destaques do Grupo B na Copa do Mundo do Catar
Inglaterra chega como favorita, enquanto Estados Unidos e País de Gales brigam por classificação. Irã é a seleção mais fraca do Grupo B
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo (20/11) e os olhares de todos se voltam para o maior evento esportivo do planeta. Os chaveamentos do torneio ajudam a aumentar as expectativas: bons nomes para destaques e revelações, além de históricos que podem mudar a trajetória das seleções durante a competição.
O Grupo B do Mundial conta com uma favorita, duas seleções que brigam pela classificação e outra mais fraca. A campeã mundial Inglaterra, cabeça de chave, tenta trazer o título de volta depois de 56 anos, enquanto Estados Unidos e País de Gales podem surpreender e mexer nos duelos próximas etapas. Irã é a última seleção que compõe o grupo.
Confira mais detalhes sobre as seleções que compõem o Grupo B da Copa abaixo:
Inglaterra
Quando estreia? Segunda-feira (21/11), às 10h, contra o Irã, no estádio Internacional Khalifa.
Como chega? A Inglaterra mostrou que tem nomes e força para chegar em decisões de competições importantes depois de cair na semifinal da Copa do Mundo da Rússia e ficar com o vice-campeonato da Euro. Entretanto, os torcedores esperam que os resultados saiam do “quase” e que a equipe volte a ser campeã.
Assim, com um elenco jovem (apenas cinco jogadores têm idade a partir dos 30 anos) e um bom histórico neste último ciclo, a seleção também usa seu desempenho praticamente impecável nas Eliminatórias da Copa para entrar como uma das favoritas ao título do Catar.
Possível destaque: O atacante Harry Kane, que detém a faixa de capitão do time mais uma vez, pode se tornar o maior artilheiro da história da seleção masculina do seu país nesta edição da Copa.
Candidato a surpresa: Declan Rice ganhou espaço no time e será um dos comandantes do meio-campo. Ao lado dele, Jude Bellingham, de apenas 19 anos, também deve brilhar no Mundial
Irã
Quando estreia? Segunda-feira (21/11), às 10h, contra a Inglaterra, no estádio Internacional Khalifa.
Como chega? Apesar de ser uma das seleções mais tradicionais da Ásia, o Irã nunca havia conseguido se classificar para três Copas do Mundo seguidas. O time agora é comandado pelo português Carlos Queiroz, que tem os dois últimos Mundiais na bagagem de experiências.
Mesmo sendo o time mais fraco do Grupo B, o equilíbrio entre as quatro seleções existe e a pequena possibilidade do Irã de se classificar para a próxima fase enche os torcedores de esperança.
Possível destaque: Mehdi Taremi, atacante que defende o clube português Porto, está em uma ascensão desde a Copa de 2018.
Candidato a surpresa: O jogador Abolfazl Jalali é o mais novo do time e é um nome para ficar de olho, ao lado do lateral Sadegh Moharrami, que ganhou espaço e foi convocado neste último ciclo.
Estados Unidos
Quando estreia? Segunda-feira (21/11), às 16h, contra o País de Gales, no estádio Al Rayyan.
Como chega? A seleção estadunidense retorna ao Mundial este ano, depois de ter ficado de fora em 2018, e vem com a promessa de surpreender. A reformulação feita no elenco trouxe nomes mais jovens e conquistas continentais importantes, fazendo com que o time se firmasse como grupo.
A expectativa é que os americanos consigam ter um desempenho melhor do que o dos últimos anos e briguem pela classificação para as oitavas de final. Depois disso, ainda há a possibilidade da equipe conseguir ir além.
Possível destaque: O grande nome da seleção é Christian Pulisic. Reserva do Chelsea de 24 anos, o meia é o maior artilheiro da equipe entre os convocados.
Candidato a surpresa: O meia Yunus Musah, de 19 anos, atua no Arsenal e brilhou neste último ciclo.
País de Gales
Quando estreia? Segunda-feira (21/11), às 16h, contra os Estados Unidos, no estádio Al Rayyan.
Como chega? Esta é a primeira Copa do Mundo da seleção de Gales desde 1958. O último ciclo da equipe mostrou que o elenco consegue ser bem competitivo quando o jogo está encaixado, colocando o time como candidato a se classificar para a próxima etapa do torneio.
O País de Gales foi semifinalista da Eurocopa 2016 e, após ganhar da Austria e da Ucrânia, garantiu sua vaga no Mundial do Catar.
Possível destaque: Apesar do ciclo esquisito, Gareth Bale vem como principal nome do time. O atacante, que trocou o Real Madrid pelo Los Angeles, é decisivo quando defende seu país.
Candidato a surpresa: Com 21 anos, Brennan Johnson é um bom destaque e terá, na Copa, a chance de mostrar seu talento contra rivais mais complicados.