Veja o caminho do Brasil até eventual final na Copa do Mundo no Catar
Cabeça de chave do Grupo G, a Seleção Brasileira pode cruzar com Espanha ou Alemanha já nas quartas de final da competição
atualizado
Compartilhar notícia
Uma vez que são conhecidos os grupos da Copa do Mundo, fica a expectativa não apenas para estreia na competição mais importante do futebol, mas também para eventuais confrontos na fase de mata-mata e o caminho a ser trilhado até a grande final, que acontecerá no dia 18 de dezembro.
Favorita no Grupo G, o Brasil buscará a liderança da chave, embora possa ter jogo equilibrado contra a Suíça (empataram por 1 x 1 na Copa da Rússia em 2018), além de dificuldades contra Sérvia, que é um time forte fisicamente. Contra Camarões, o Brasil deve fazer um jogo mais controlado, em que pese o vigor físico e a velocidade do selecionado africano.
Com a Seleção Canarinho confirmando o favoritismo no grupo, o cruzamento nas oitavas será contra o grupo H, cujos favoritos a passar são Portugal e Uruguai. No cenário sul-americano, a Seleção de Tite tem levado vantagem contra os vizinhos, tendo vencido os últimos quatro duelos.
Contra os irmãos portugueses, o Brasil tem retrospecto favorável, mas o fato de terem Cristiano Ronaldo é sempre um sinal de alerta. Contudo, a Amarelinha tem condições de seguir adiante.
Quartas de final
Avançando às quartas de final da Copa do Mundo, o Brasil tem grandes chances de cruzar contra Espanha ou Alemanha. As equipes europeias devem travar uma disputa equilibrada pela liderança do Grupo E. Ambas as Seleções vivem um bom momento, com jogadores importantes. Portatno, são jogos em que o favoritismo é divido.
Eventual semifinal
À medida que o Brasil for avançando, a confiança vai aumentando. Ao se credenciar entre os quatro semifinalistas, a tendência é de jogos muito equilibrados. Levando em conta o retrospecto e favoritismo em campo, a Seleção Brasileira pode cruzar com Argentina ou Holanda antes da final.
Os últimos confrontos contra argentinos e holandês não guardam boas lembranças. há menos de 1 anos, em pleno Maracanã, o Brasil foi derrotado pelos Hermanos, que comemoraram o título da Copa América. houve ainda um empate pelas Eliminatórias e um jogo a fazer, que foi adiado por determinação da Anvisa.
Com relação à seleção da Holanda, o último duelo foi pela disputa de terceiro lugar na Copa de 2014, realizada no Brasil. na oportunidade, a Laranja Mecânica venceu por 3 x 0. Assim, uma semifinal seria outro duelo sem um favorito claro,
A grande final
Se o Brasil tiver uma campanha bem sucedida até a grande decisão, há boas chances de enfrentar a França, atual campeã e considerada por muitos como a grande favorita. Antes, os franceses podem cruzar contra a Inglaterra nas semifinais, que tem sido vista como uma das melhores seleções por ter muitos jovens com potencial.
Encarar a França seria um jogo de muita história em que o Brasil não tem tido final feliz nas últimas três vezes em que se cruzaram em Copas do Mundo.
Além das eliminações em 2014 e 1986, ambas nas quartas final, a Seleção Brasileira até hoje sofre com a derrota na final de 1998. quando os franceses jogaram em seu país e venceram por 3 x 0, com atuação inesquecível de Zidane, autor de dois gols.
Hoje, quem comanda o ataque da França é Mbappé e Benzema, dois dos melhores jogadores do mundo na atualidade. Além do poderoso ataque, os franceses tem grandes jogadores no meio campo e na zaga. Mas se o brasil vencê-los, será uma conquista que ficará para história.