metropoles.com

Juan Izquierdo: veja jogadores que também tiveram problemas no coração

Washington Coração Valente, por exemplo, sentiu sintomas de artéria obstruída e deu inicio ao tratamento para voltar a atuar como jogador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nacional-URU/Divulgação
Imagem colorida do jogador Juan Izquierdo é clicado durante um de seus jogos pelo Nacional-URU - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do jogador Juan Izquierdo é clicado durante um de seus jogos pelo Nacional-URU - Metrópoles - Foto: Nacional-URU/Divulgação

A cena do jogador Juan Izquierdo, do Nacional-URU, caído no chão após ter uma arritmia cardíaca durante o jogo contra o São Paulo, pelas oitavas da Libertadores, assustou o mundo do futebol Contudo, a situação do zagueiro uruguaio passa longe de ser um caso isolado.

Assim como Izquierdo, outros jogadores sofreram do mesmo problema e precisaram ter o sonho interrompido ou encerrado.

O ex-jogador de futebol Washington, o “Coração Valente”, por exemplo, conta que teve 90% de uma artéria do coração obstruída. Ele jogava no Fenerbahçe, da Turquia, quando sentiu os sintomas. O ex-atacante de Fluminense e Athletico-PR passou por exame que identificou o problema e o direcionou para a cirurgia.

“Primeiramente, é importante entender que não se pode ignorar os sinais, pois é uma questão de vida ou morte. Se eu tivesse postergado o problema, eu não seria campeão brasileiro com o Fluminense sete anos depois. Sei o quanto é difícil, rezo pela recuperação de Izquierdo, que tem uma família esperando por ele”, destaca Coração Valente.

O cardiologista Márcio Neumann, do Hospital Santa Helena, da Rede D’Or, explica que problemas no coração como o de Izquierdo podem indicar a predisposição genética do atleta para desencadear o problema.

“Não é a atividade física que causa a doença e tão pouco significa que a pessoa precisará se aposentar dela. Existem tratamentos que podem permitir o retorno ao esporte, mas todas essas questões devem ser respondidas de forma individualizada. A continuidade da carreira do esportista começa a partir do momento em que o problema é identificado e o tratamento é inicado”, destaca o cardiologista.

Relembre outros casos:

Marc-Vivien Foé (2003)

Em 2003, o camaronês Marc-Vivien Foé sofreu uma parada cardíaca e faleceu ainda em campo, durante a semifinal entre Camarões e Colômbia, pela Copa das Confederações daquele ano. Ele tinha 28 anos, e defendia o Manchester City.

Imagem colorida de jogador caído no chão - Metrópoles
Marc-Vivien Foé

Serginho (2004)

O caso de Serginho, do São Caetano, talvez seja o mais emblemático em solo brasileiro. Em 2004, quando o Azulão visitava o São Paulo no Morumbi, o zagueiro, que tinha 30 anos, sofreu uma parada cardíaca e caiu aos pés do atacante Grafite. Ele chegou a ser atendido por médicos de ambos os clubes, foi levado ao hospital, mas não resistiu.

Imagem colorida de Serginho - MEtrópoles
Serginho

Casillas (2019)

Campeão mundial com a Espanha e ídolo do Real Madrid, Iker Casillas defendia o Porto em 2019, quando sofreu um infarto em um treino. Ele precisou ser levado ao hospital e realizar um cateterismo de emergência. Desde então, o espanhol não voltou mais aos gramados, e anunciou sua aposentadoria em 2020.

Imagem colorida de Casillas - Metrópoles
Casillas

Christian Eriksen (2021)

A Dinamarca fazia sua estreia na Eurocopa 2021, encarando a Finlândia. Os dinamarqueses perderam por 1 x 0, mas a imagem do camisa 10 Eriksen caído no chão após sofrer uma parada cardíaca ficou na memória de quem viu aquele jogo.

O meio-campista precisou ficar hospitalizado alguns dias, e passou por um implante de um cardiodesfibrilador interno. Ele voltou a atuar após alguns meses. No entanto, precisou deixar a Inter de Milão, já que a Itália tem restrições médicas em relação a implantes cardíacos.

Eriksen Dinamarca Eurocopa
Eriksen recebendo atendimento após sofrer mal súbito em jogo da Eurocopa

Agüero (2021)

Maior ídolo da história do Manchester City, Sergio Agüero precisou deixar o futebol pouco tempo depois de ter assinado com o Barcelona. Após uma partida contra o Alavés, pela LaLiga em 2021, o atacante sentiu um desconforto no peito e precisou ser atendido de forma emergencial. Foi detectada uma arritmia cardíaca, assim como Izquierdo, o que apressou a aposentadoria do argentino.

Imagem colorida de Kun Aguero - Metrópoles
Agüero

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?