Veja como foi montado o elenco campeão da Libertadores do Palmeiras
Após uma temporada ruim, time paulista apostou na garotada, se reinventou e colheu os frutos durante 2020
atualizado
Compartilhar notícia
O Palmeiras é o grande campeão da Libertadores 2020, em um final emocionante. Mas e como a temporada começou? Como o elenco que levantou a taça foi formado?
Mudanças
O Palmeiras não fez um bom 2019. Diferentemente de 2015, 2016 e 2018, o time não fez uma boa temporada e, para 2020, a diretoria resolveu mudar a forma de fazer futebol. O clube apostou na saída do diretor Alexandre Mattos, que estava há quatro anos no alviverde e, sem grandes investimentos, optou por subir jogadores da base para o profissional.
Luxemburgo foi o responsável por realizar a mudança almejada pelo clube. O treinador retornou ao Palmeiras e tinha a missão de renovar o elenco para 2020. O técnico subiu jogadores da base do clube e quase não recebeu reforços. Alguns atletas também deixaram o clube, como o meia Guerra, o volante Matheus Fernandes, o zagueiro Vitor Hugo e o atacante Dudu.
No primeiro semestre, apenas o atacante Rony foi contratado, reforçando o setor ofensivo do time. Nomes como Lucas Lima, Luan, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa passaram a ter mais oportunidades, já que não quase não eram aproveitados em temporadas anteriores.
Assim, incorporando juventude, resgatando “renegados” e mantendo nomes importantes como o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez e os atacantes Willian e Luiz Adriano, aos poucos a equipe foi ganhando cara, conquistando o Campeonato Paulista, saindo de uma fila de 12 anos.
Pós-Luxa
Porém, o treinador durou apenas nove meses no comando do Porco e foi substituído pelo português Abel Ferreira. Com Abel, jogadores como Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Rony reencontraram o bom futebol e viraram peças importantes para o técnico e para o Palmeiras.
Junto ao treinador chegaram mais reforços, caso dos zagueiros Benjamin Kuscevic e Alan Empereur, que foram importantes na reta final do ano, com o alto número de jogos disputados pela equipe. O time ainda sofreu com um surto de Covid-19 no elenco e teve um período de oscilação perto do fim da temporada.
Mas a força do plantel palmeirense foi colocada à prova com a classificação sofrida na semifinal diante do River Plate. O Verdão mostrou personalidade na Argentina, vencendo por 3 x 0 e perdendo em casa por 2 x 0, avançando para a final com o Santos.
A coroação veio na decisão contra o Peixe, com o título no Maracanã. O alviverde ainda pode conquistar mais um título, o da Copa do Brasil, enfrentando o Grêmio na final. E mostra que tem potencial para seguir no topo em 2021.