VAR chama a atenção e Corinthians perde em casa na Copa Sul-Americana
Árbitro de vídeo foi acionado por várias vezes na partida em que o Independiente del Valle ficou mais perto de vaga na final da competição
atualizado
Compartilhar notícia
O Corinthians não teve uma noite agradável nesta quarta-feira (18/09/2019). Jogando em casa, na Arena Corinthians, a equipe paulista recebeu o Independiente del Valle (EQU) na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana e o resultado não foi o esperado: os equatorianos vencer por 2 x 0 e, com o triunfo, jogam por um empate no duelo de volta, na próxima quarta-feira (25/09/2019), no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. A partida foi marcada pela intensa utilização do árbitro de vídeo, determinante até no gol que deu abriu o placar e abriu caminho para a vitória dos equatorianos.
A partida começou muito estudada por parte das duas equipes. Aos dez minutos, enquanto o Corinthians se esforçava para encontrar espaços na defesa do Independiente del Valle, os equatorianos chegaram ao primeiro gol, marcado contra pelo zagueiro Gil. O árbitro auxiliar, porém, assinalou impedimento e anulou o tento do time do Equador. O gol invalidado marcou também a primeira intervenção do árbitro de vídeo no jogo. O VAR confirmou a posição irregular. Oito minutos depois, Mateus Vital arriscou da entrada da área e carimbou a trave do goleiro Pinos, na melhor chance dos donos da casa na etapa inicial.
O castigo veio praticamente no fim do primeiro tempo. Aos 44, Gabriel Torres abriu o placar, em lance que também foi analisado pelo VAR. Após muita espera, a abertura do placar foi confirmada, quando já praticamente não havia tempo para reação do Timão nos primeiros 45 minutos.
O Corinthians cresceu no segundo tempo. A melhora do time de Fábio Carille empolgou a torcida, que passou a empurrar ainda mais o time em campo. A equipe até conseguiu se soltar mais na partida, ameaçando mais o Independiente del Valle, mas o time não esperava ser castigado aos 24 minutos. Em contra-ataque veloz, Gabriel Torres, o mesmo que havia aberto o placar, marcou mais um, deixando o time equatoriano ainda mais perto da vaga na decisão da Copa Sul-Americana.
O segundo gol dos visitantes pareceu desanimar de vez os donos da casa. Nem mesmo a entrada de Janderson, para dar mais mobilidade ao ataque corintiano foi capaz de mexer com os brios do time paulista, que lutou até o fim por um gol que diminuiria a vantagem conquistada pelo Independiente. As tentativas, porém, esbarraram no bem-postado sistema defensivo do time do Equador, que deixou o gramado da Arena Corinthians com uma larga vantagem para a partida de volta, na semana que vem.