VAR: Campeonato Italiano cogita uso de desafio para técnicos nos jogos
A medida cogitada acontece em outros esportes como na NBA, liga na qual os treinadores têm direito a um desafio durante a partida
atualizado
Compartilhar notícia
Recurso que gera controvérsia no mundo do futebol, mas que a cada dia se torna mais indispensável, os benefícios e malefícios do VAR são frequentemente tema de assunto na imprensa, entre jogadores e torcedores. Mas medidas que visam aperfeiçoar estão sendo cogitadas em ligas importantes na Europa.
Conforme relatado pelo site italiano Sport Mediaset, o presidente da Serie A (Campeonato Italiano), Lorenzo Casini, disse que melhorias precisam ser discutidas, sendo o desafio pedido por técnicos uma delas.
“Dar às equipes a oportunidade, mesmo que apenas uma ou duas vezes, de revisar uma determinada ação, acho que seria um sinal de abertura que não deve criar muitas complicações em relação à duração das partidas”.
Caso a medida se confirme, o Campeonato Italiano seria uma das principais ligas no mundo a aderir a um recurso já existente em outros esportes, como vôlei, basquete e tênis.
Na NBA, por exemplo, cada técnico tem direito a um desafio por partida, que pode ser usado a qualquer momento. Caso seja bem-sucedido, o treinador volta a dispor do desafio para poder usá-lo em outro momento no mesmo jogo.
Já no vôlei, cada comissão técnica tem direito a dois desafios por partida. Semelhante à NBA, o Tênis oferece a possibilidade de recuperar o desafio gasto se for bem-sucedido. A diferença está na quantidade: cada tenista pode utilizar até 3 desafios por set.