Vale título: Brasiliense e Gama dão início à final do Candangão 2019
Primeiro jogo será neste sábado, às 16h, no Mané Garrincha. Após oito anos, as equipes voltam a se enfrentar em uma decisão
atualizado
Compartilhar notícia
O Candangão 2019 chega a seu desfecho. Neste sábado (13/4) e no próximo (20), os apaixonados por futebol acompanharão, no Estádio Mané Garrincha, o maior clássico candango: Brasiliense x Gama, a partir das 16h.
Em mando neutro, as duas equipes não terão vantagem das excelentes campanhas nos jogos. Definido por sorteio durante esta semana, o Gama mandará o duelo da ida e o Jacaré, o da volta. Em caso de resultado igual nos dois jogos, o título será decidido nos pênaltis.
Melhores equipes da competição, Brasiliense e Gama travaram um duelo equilibrado nas fases anteriores até chegarem à decisão. Com 11 vitórias, dois empates e duas derrotas, o esquadrão amarelo teve mais de 80% de aproveitamento. O último duelo, aliás, foi heroico: o Jacaré se classificou para a decisão após um emocionante duelo contra o Paracatu, inclusive com gol do zagueiro Lúcio, pentacampeão do Mundo, nos acréscimos.
Pela frente, o Brasiliense terá um adversário invicto. O Gama, com uma campanha de 13 vitórias e dois empates – além do melhor ataque da competição –, segue com determinação na busca do 12º título local. Porém, a grandeza e o favoritismo adversário, que tem a melhor defesa, sacramenta de que teremos pela frente dois duelos emocionantes e equilibrados.
Após oito anos, clássico em uma final
Brasiliense e Gama se enfrentaram pela última vez em uma decisão no ano de 2011. Com o resultado de 1 a 1 no Estádio Bezerrão e um 0 a 0 na Boca do Jacaré, o Brasiliense, por ter feito melhor campanha, conquistava o sétimo título de sua galeria.
Na história do Candangão, o clássico verde-amarelo foi protagonista de outras quatro finais: 2001, 2003, 2004 e 2006, com o Jacaré vencendo em 2004 e 2006, além de 2011, levando vantagem no duelo em jogos decisivos.
Sob novo comando, o Jacaré teve uma semana de trabalho livre para o primeiro duelo da final. Com tempo para avaliar seus atletas, o novo técnico, Ricardo Antônio, avaliou o desenvolvimento tático e o desempenho físico dos jogadores.
O Brasiliense, contudo, terá o desfalque de três jogadores: Lúcio e Radamés (expulsos no duelo contra o Paracatu) e Edmar Sucuri (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).
Ricardo mantém o mistério sobre os substitutos e qual time colocará em campo. Na defesa, para entrar no lugar do pentacampeão mundial, há três opções: Wallace, Preto Costa e Welton Felipe.
No lugar de Edmar Sucuri, Fernandes e Felipe batalharão até os últimos momentos para substituir o arqueiro menos vazado da competição até então. Já no meio campo, os volantes Aldo e Geovane seguem disputando para ver quem entra no lugar de Radamés.
Ingressos
Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente desde a última quarta-feira (10), tanto em pontos físicos quanto pela internet. Apenas a arquibancada inferior será liberada para a partida. O valor da meia entrada é R$ 15.
As duas torcidas entrarão por locais diferentes. A do Gama entrará pelo portão 17 (virado para o Brasília Shopping). Já a do Jacaré terá a entrada pelo portão 5 (virado para o Ginásio Nilson Nelson). Os portões serão abertos às 13h30.
Arbitragem
Na última quarta-feira (10), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) decidiu, em sorteio, quem será o dono do apito do primeiro jogo da final. Trata-se do árbitro Christiano Gayo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será auxiliado por José Reinaldo e Renato Gomes. Anderson Bassoto será o quarto árbitro, com Milton Alves na reserva e Rodrigo Paulino na inspeção.