Uruguai vence Portugal por 2 x 1 e encara França nas quartas de final
Artilheiro Edinson Cavani faz os gols da vitória e despacha portugueses. Cristiano Ronaldo dá adeus de maneira precoce, em sua quarta Copa
atualizado
Compartilhar notícia
Com dois gols de Edinson Cavani, o Uruguai venceu Portugal por 2 x 1, no Estádio Olímpico de Sochi, neste sábado (30/6), e está classificado para às quartas de final da Copa do Mundo de 2018. A Celeste irá enfrentar a França, no próximo dia 6 de julho, por vaga nas semifinais do Mundial.
Foi um jogo em que a seleção portuguesa teve mais presença ofensiva, e a uruguaia, mais presença de espírito. Porque o Uruguai soube explorar bem os seus contragolpes e manteve durante todo o jogo a sua principal característica nesta Copa, a de fechar os espaços na defesa, impedindo os avanços de Cristiano Ronaldo.
O craque português até teve duas boas chances no primeiro tempo. A primeira, aos 5, em chute quase frontal que parou nas mãos de Muslera. Mais tarde, em cobrança de falta a uma distância em que está acostumado a mandar a bola na rede, mas que dessa vez parou na barreira.O que pesou a favor do Uruguai foi justamente o seu ataque, formado por dois jogadores acima da média. É verdade que Suárez às vezes exagera – neste sábado, ele se atirou duas vezes no campo levando as mãos à nuca quando de fato foi atingido nas costas –, mas também é verdade que, com a bola nos pés, sabe fazer a diferença. De quebra, tem ao seu lado na equipe celeste um atacante de área que não perdoa.
Assim, o Uruguai abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, com gol de Cavani após assistência, justamente, de Suárez. Cristiano Ronaldo logo após gol de Cavani pediu calma e fez sinal com os braços indicando reação da seleção de Portugal. Cavani, aliás, fez seu gol de número 44 pela Celeste, 12 deles após assistência do parceiro Suárez.
Aos seis minutos do segundo tempo, após pressão do ataque português, Pepe marcou, em forte cabeçada. O brasileiro naturalizado português cabeceiou forte e goleiro uruguaio Muslera não teve chance. Foi o primeiro gol sofrido pelo Uruguai nesta Copa do Mundo. Jogo segue equilibrado, pelas oitavas da Copa. Onze minutos depois, Edinson Cavani, o artilheiro uruguaio, deu um tapa na bola de primeira, sem chances para o goleiro Rui Patrício, após receber de Betancour.
O uruguaio começou mal a Copa. Na estreia, diante do Egito, ele perdeu pelo menos três gols e foi bastante criticado. O próprio Suárez admitiu que fizera uma partida ruim, mas depois cresceu na competição. O atacante marcou gols nos dois confrontos seguintes, foi fundamental para a equipe e se tornou o maior artilheiro da história da seleção uruguaia, com 53 gols em 101 partidas.
Cristiano Ronaldo, por sua vez, iniciou a Copa com um desempenho espetacular e depois caiu de produção. Colocou a bola na rede três vezes na estreia, em uma grande partida diante da Espanha que terminou empatada em 3 x 3 graças a um golaço de falta que ele fez no final do confronto. Depois, marcou logo aos três minutos de partida com o Marrocos. E parou por aí. (Com informações da Agência Estado)
FICHA TÉCNICA
Uruguai 2 x 1 Portugal
Uruguai: Muslera; Giménez, Godín e Cáceres; Laxalt, Nandez(Carlos Sanchez), Torreira, Bentancur (Cristian Rodriguez) e Vecino; Suárez e Cavani (Stuani).
Técnico: Óscar Tabárez.
Portugal: Rui Patrício; Ricardo Pereira, Pepe, Fonte e Guerreiro; William Carvalho, Adrien Silva (Quaresma), João Mário (Manuel Fernandes) e Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes (Andre Silva).
Técnico: Fernando Santos.
Árbitro: César Ramos (México).
Horário: 15h
Local: Fisht Stadium, em Moscou (Rússia).
Gols: Cavani, aos 7 minutos do primeiro tempo. Pepe, aos 9, e Cavani, aos 16 do segundo tempo.
Cartão amarelo: Cristiano Ronaldo.
Público: 44.287 torcedores.