metropoles.com

Uefa abre processo contra Real Madrid, Barcelona e Juventus

O motivo é a negativa dos três gigantes do continente em deixar a Superliga, torneio que seria disputado pela elite do futebol europeu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Superliga Europeia
1 de 1 Superliga Europeia - Foto: Reprodução

Real Madrid, Barcelona e Juventus estão na mira da Uefa, que informou nesta quarta-feira (12/5) ter aberto um processo disciplinar contra os três clubes, diante de “uma eventual violação do quadro jurídico” da entidade. O motivo é a negativa dos três gigantes do continente em deixar a Superliga, torneio que seria disputado pela elite do futebol europeu e sem mediação de órgãos como a própria Uefa.

A entidade afirmou que nomeou inspetores para a avaliação de possíveis punições aos três clubes envolvidos. Na semana passada, os outros nove fundadores da competição – os ingleses Manchester City, Liverpool, Chelsea, Manchester United, Tottenham e Arsenal; os italianos Milan e Internazionale; e o espanhol Atlético de Madrid -, que visava substituir a Liga dos Campeões mas que acabou ruindo menos de uma semana depois do seu lançamento, desistiram formalmente da ideia.

“De acordo com o artigo 31 (4) dos Regulamentos Disciplinares da Uefa, os inspetores de ética e disciplina da Uefa foram nomeados hoje (quarta-feira) para conduzir uma investigação disciplinar sobre uma possível violação do quadro jurídico da Uefa pelo Real Madrid CF, FC Barcelona e Juventus FC em relação ao projeto denominado ‘Superliga'”, disse o texto.

O presidente da Uefa, o esloveno Aleksander Ceferin, já havia alertado sobre possíveis sanções a equipes insistentes diante do projeto. Ainda não se sabe quais punições podem ser dadas, mas especula-se que eles possam ser excluídos de competições continentais como a Liga dos Campeões, entre outras sanções.

A Juventus, por sua vez, ainda corre o risco de ser excluída do Campeonato Italiano caso siga envolvida com a Superliga. Pelo menos foi o que disse Gabriel Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC, na sigla em italiano).

“Se a Juventus não respeitar as regras, também ficará fora da nossa competição. No momento da inscrição para o próximo Campeonato Italiano, estará excluída se não tiver abandonado a Superliga”, declarou Gravina, no início desta semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?