UEFA abre processo contra o Celtic por faixa contra família real
O episódio ocorreu no empate do Celtic por 1 x 1 contra o Shakhtar pela Champions League; Faixa leva a mensagem “F***-se a Coroa”
atualizado
Compartilhar notícia
Devido a relação de rivalidade com a família real, a torcida do Celtic, da Escócia, levou faixas em protesto a coroa britânica na partida dessa quarta (14/9), contra o Shakhtar, pela Champions League. Porém, o episódio pode render uma punição ao Celtic: a UEFA abriu um processo disciplinar contra o clube escocês.
A faixa dos torcedores levava as palavras “F***-se a Coroa”. Além disso, há relatos de cânticos da torcida do Celtic que gritavam: “Se você odeia a Família Real, bata as mãos”.
Vale destacar que o Rangers, rival do Celtic, se manifestou de uma maneira diferente, prestando homenagem e exaltando Elizabeth II, falecida no dia 8 de setembro.
O clube preparou um mosaico e quebrou o protocolo da Uefa, que proíbe hinos nacionais, e entoou o hino britânico na partida contra a Napoli, pela Champions League, vencida pelos italianos por 3 x 0.
A homenagem dos adeptos do Rangers à Rainha Isabel II. pic.twitter.com/YmKsPY7F3b
— B24 (@B24PT) September 14, 2022
Homenagem dos torcedores do Rangers à rainha Elizabeth II, na partida contra o Napoli. Como a UEFA recusou a solicitação dos times britânicos para a execução do hino nacional do Reino Unido (Deus salve a rainha), os torcedores resolveram cantar por conta própria. pic.twitter.com/9aXaQrmkLe
— Ritmo de Torcida (@ritmodetorcida) September 14, 2022
Rivalidade e relação com a realeza
Celtic e Rangers, além de protagonizarem uma das maiores rivalidades do mundo dentro de campo, também levam a rivalidade para o extracampo e a relação com a família real é um dos motivos.
O Rangers é um clube mais antigo e tem ligação com protestantes, conservadores favoráveis à união entre Escócia e o Reino Unido, sendo fiéis à monarquia e à imagem de Elizabeth II.
Já o Celtic possui raízes irlandesas e sua ligação é com lado católico e progressista do país, onde a maioria de sua torcida é separatista. Além disso, apoiam a independência do país, a unificação das Irlandas, sendo contrários à realeza.
Com ligação irlandesa/católica, os hooligans do Celtic grafitaram uma “homenagem” à rainha Elizabeth II. Porém, os rivais do Rangers, com ligação britânica/protestante, atropelaram o grafite dos rivais “homenageando” o papa.
Dérbi Celtic x Rangers e sua incrível rivalidade… pic.twitter.com/MY6qJpEv7r
— Ritmo de Torcida (@ritmodetorcida) September 9, 2022