metropoles.com

Troféu vivo da Copa Verde é plantado no CT do Brasiliense: “Um marco”

O troféu enraizado ocupa seu espaço final um mês e dois dias após a vitória do Brasiliense, nos pênaltis, sobre o Remo na decisão em Belém

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Puruí no CT do Brasiliense - troféu da Copa Verde
1 de 1 Puruí no CT do Brasiliense - troféu da Copa Verde - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O destino das taças de campeão costuma ser a tradicional sala reservada ou uma prateleira. O troféu vivo da Copa Verde, porém, tem a partir desta sexta-feira (26/3) um espaço bem mais exótico e que promete ser atração à parte no CT do Brasiliense. O clube campeão de 2020 plantou a muda de Puruí, planta original da Amazônia, logo entrada dos campos de treinamento.

O troféu enraizado ocupa seu espaço final um mês e dois dias após a vitória do Brasiliense, nos pênaltis, sobre o Remo.  “Quando fomos agraciados com os troféus em Belém, nós até estranhamos, porque é raro ver isso no futebol brasileiro. E foi muito bacana, é um momento ecológico, numa conquista maravilhosa, uma marco na história do Brasiliense e hoje a gente vê essa concretização com o plantio do Puruí. A gente fica feliz, porque é bem na entrada do CT e toda vez que estivermos entrando no CT vamos reviver os momentos através dessa planta”, afirma o técnico Vilson Tadei.

O plantio da Puruí foi feito sob cuidados de um agrônomo consultado pelo Brasiliense. A planta é original da Amazônia, mas é bastante encontrada no cerrado e se adapta bem ao sol intenso de Brasília. No próprio troféu, a CBF indicou cuidados necessários com a Puruí, como não cultivá-la em solo encharcado.

5 imagens
A Puruí costuma ficar com 4m de altura
Troféu vivo é uma das marcas da Copa Verde
A presidente do Brasiliense, Luiza Estevão, com o troféu plantado
A Copa Verde 2020 foi título inédito para o Brasiliense
1 de 5

A muda foi plantada nesta sexta-feira (26/3)

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
2 de 5

A Puruí costuma ficar com 4m de altura

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
3 de 5

Troféu vivo é uma das marcas da Copa Verde

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
4 de 5

A presidente do Brasiliense, Luiza Estevão, com o troféu plantado

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
5 de 5

A Copa Verde 2020 foi título inédito para o Brasiliense

Uma rua de troféu?

“A gente participa da Copa Verde há alguns anos e o troféu vivo sempre foi algo que chamou muita atenção, até pela natureza da competição. Foi criada com uma iniciativa ecológica, a competição inteira é feita em volta disso. Resolvemos eternizá-la aqui na frente do CT”, explica a presidente do Brasiliense, Luiza Estevão. Animada com a conquista inédita, ela brinca com a possibilidade de trazer novos troféus vivos. “Acho que fica legal se tiver uma rua de troféu aqui (risos).”

Ecológica e atraente

A Copa Verde faz parte do calendário de competições da CBF desde 2014 e conta com equipes da Região Norte e Centro-Oeste e o Espírito Santo. A pegada ecológica é pautada desde a primeira edição. De acordo com CBF, 4,2 mil mudas foram plantadas em regime de agrofloresta em parceria com agricultores locais.

No lado esportivo, além do título, a competição é importante porque dá vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Isso significa que o campeão entra junto com equipes que frequentam a Copa Libertadores e, consequentemente, recebe um valor de premiação melhor. Em 2021, será de R$ 1,7 milhão.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?