metropoles.com

“Trintão” do Ney tem Champions e Copa na lista de desejos

Astro brasileiro completa 30 anos neste sábado (5/2) e tem em 2022 um dos anos mais desafiadores da carreira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Neymar completa 30 anos
1 de 1 Neymar completa 30 anos - Foto: Reprodução/ Instagram

Um dos maiores jogadores brasileiros da década completa 30 anos neste sábado (5/2). Ainda sem entrar em campo em 2022, Neymar da Silva Santos Júnior, ou simplesmente Neymar Jr., comemora mais um aniversário sendo a principal esperança para duas torcidas, a brasileira e a do Paris Saint-Germain.

Ao completar três décadas, o jogador pode ter um dos anos mais decisivos de sua carreira, com mais uma disputa de Champions League e a Copa do Mundo do Catar, em novembro, com a Seleção Brasileira.

Os 30 anos de idade no futebol costumam indicar a reta final de um jogador de alto nível – com algumas exceções. Neymar já passa a apresentar alguns sinais disso. Se em sua ascensão no Santos e na passagem pelo Barcelona as lesões quase não existiam, desde que chegou ao PSG, com seus 25 anos de idade, as contusões de variadas causas o acompanham e o deixam fora de um número considerável de partidas.

E é exatamente assim que o jogador se encontra neste momento. Fora de ação desde novembro, quando torceu o tornozelo em jogo contra o St. Ettienne, pelo Campeonato Francês, o camisa 10 corre contra o tempo para voltar a atuar pela equipe parisiense. E o motivo é mais do que óbvio, já que no dia 15 de fevereiro o PSG joga as oitavas de final da Champions contra o Real Madrid.

Desejo 1: Champions League

Se existe um pedido que Neymar deve fazer ao assoprar as velinhas neste sábado é a conquista do torneio europeu com a camisa parisiense. Desde que chegou, o jogador ajudou o time a chegar a uma final quando acabou perdendo para o impetuoso Bayern de Munique.

Ser campeão com a 10 do PSG seria, sem dúvida, a realização dos desejos do jogador, que trocou o Barcelona pela equipe da capital francesa. Vencer a competição lhe daria tranquilidade para trocar de clube caso deseje e calar uma série de críticos que duvidam que isso possa ocorrer.

Desejo 2: Copa do Mundo

Desde que despontou, em 2010, desfilando sua habilidade no Peixe, Neymar se tornou a principal esperança do hexa da Seleção Brasileira. De lá para cá, Ney já participou de duas delas. Em 2014, quando acabou deixando a disputa após uma entrada violenta de Zúñiga em sua coluna; e em 2018, quando deixou a disputa eliminado nas quartas pela Bélgica em um dos momentos mais baixos de sua carreira.

Ao invés de ficar lembrado pelos gols, dribles e assistências que sempre fizeram parte de seu repertório, o jogador deixou a Rússia como uma chacota. Neymar mudou seu estilo de jogo, mudou de função e segue sendo o principal jogador do Brasil.

Diferentemente de outros contextos, o camisa 10 chegará ao Catar como um dos veteranos do elenco. Espera-se do jogador, que já não está mais no auge de seu físico, que ele seja o maestro para jovens como Vinícius Júnior, Antony, Lucas Paquetá e outros em busca da sexta estrela na amarelinha.

Amando ou odiando, é simplesmente impossível não reconhecer a importância do jogador para o futebol brasileiro.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?