Tretas e história: as curiosidades do clássico Inglaterra x Escócia
Equipes se enfrentam pela Euro nesta sexta (18/6) no confronto de seleções mais antigo do futebol. Contexto histórico apimenta rivalidade
atualizado
Compartilhar notícia
Inglaterra e Escócia entram em campo nesta sexta-feira (18/6), na segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa. O encontro marca mais um capítulo naquele que é o clássico entre seleções mais antigo da história. Além da tradição na bola, você sabe o que acirra mais essa partida? A história.
A luta pela independência
Caso você não saiba, Inglaterra e Escócia são países vizinhos. Os dois fazem parte do Reino Unido, que ainda conta com o País de Gales e a Irlanda do Norte. Só que a relação entre os dois países nunca chegou perto de ser uma das mais harmoniosas.
Ao longo dos séculos, os dois países se envolveram em diversos conflitos. Para se ter uma ideia, do final do século XVIII até meados do século XIV, escoceses entraram em conflitos armados contra o ingleses. A Escócia lutava para conseguir conquistar a sua independência.
Um desses episódios inclusive tem grande referência na cultura pop. Parte dessa história é contada no filme “Coração Valente”, estrelado por Mel Gibson e vencedor de Oscar.
Apesar da independência conquistada ainda na Idade Média, somente na década de 90 a Escócia passou a ter uma um governo e jurisdição própria.
Dentro de campo
O primeiro encontro futebolístico entre as duas seleções começou em 1872 e acabou em 0 x o. A partida foi organizada pela The Football Association, fundada um ano antes.
A partir de 1873, as duas seleções passaram a se enfrentar anualmente no chamado British Home Association, que depois mudou de nome e passou a se chamar Rous Cup. Essas partidas ocorreram até 1989, quando as autoridades decidiram suspender por conta dos lamentáveis episódios de violência entre as torcidas.
Na Euro
A última vez que as duas equipes se enfrentaram em uma Eurocopa foi em 1996, disputada na Inglaterra. Os donos da casa acabaram vencendo por 2 x o. A partida ficou marcada pelo golaço marcado por Paul Gascoigne.
Na atual edição, os ingleses estrearam com vitória por 1 x 0 em cima da Croácia. A Escócia não começou tão bem o torneio, acabou perdendo para a República Tcheca por 2 x 0.
A Inglaterra está na segunda posição do grupo D, atrás da República Tcheca por conta do saldo de gols. Sem nenhum ponto até aqui, os escoceses amargam a lanterna da chave. Se vencer, os ingleses encaminham a classificação para as oitavas. Para a Escócia, só a vitória interessa para se manter viva na competição.
A bola rola para Inglaterra e Escócia às 16h, horário de Brasília.