Torcedores criam evento na Suécia para apoiar atleta vítima de racismo
Jakup Durmaz cometeu falta que resultou no gol da virada da Alemanha diante dos suecos, no último sábado (23/6)
atualizado
Compartilhar notícia
Alvo de manifestações racistas após falha na derrota da Suécia para a Alemanha, no último sábado (23/6), pela Copa do Mundo da Rússia, Jakup Durmaz inspirou a criação de um evento em Estocolmo, capital do país escandinavo, para apoiá-lo. Parte da hostilidade contra o jogador, nascido na cidade sueca de Örebro, veio com menções à origem assíria da família dele.
“No dia 29 de junho, nós nos reuniremos no parque Kungsträdgarden para apoiar Jimmy Durmaz, mostrar amor e defender uma Suécia contra o ódio, a ameaça e a esperança racista, que não são característica e nunca serão no nosso país. Venha, traga seus amigos, conhecidos, familiares e compartilhe”, diz a descrição do evento criado no Facebook, com dez mil pessoas entre confirmados e interessados em comparecer.
Dumarz cometeu a falta lateral que resultou no gol da virada da Alemanha na partida, cobrada por Toni Kroos aos 49 minutos do segundo tempo. O revés por 2 x 1 deixou a Suécia em situação delicada na classificação porque era provável que um empate ou uma derrota na última rodada resultasse na eliminação da equipe nacional.A Suécia, porém, derrotou o México por 3 x 0, na quarta-feira (27), em Ecaterimburgo, e garantiu vaga nas oitavas de final, em primeiro lugar no grupo. Para liderar a chave, os suecos contaram com a derrota da Alemanha para a Coreia do Sul, por 2 x 0, em Kazan, também na quarta.
Reserva da equipe treinada por Jan Andersson, Dumarz só entrou em campo na partida contra a Alemanha das três disputadas pela Suécia na fase de grupos. A seleção vai enfrentar a Suíça nas oitavas de final da Copa, às 11h da próxima terça (3/7), São Petersburgo.